Não creio que o sexo chegue para salvar a indústria cinematográfica europeia.
Charlotte Gainsbourg, a actriz que representa Joe no filme Nymphomaniac do Lars von Trier, é filha do Serge Gainsbourg e da Jane Birkin e tinha cinco anos quando os pais deram à luz o "Je t'aime moi non plus".
Desde então, a pornografia banalizou-se e já não é possível escandalizar audiências com a mesma facilidade com que tal acontecia em 1976.
O cinema europeu precisa de talentos, não precisa de provocadores.
27 comentários:
Falando de cinema. Estou curioso de saber se este filme vai sair em Portugal.
http://www.allocine.fr/video/player_gen_cmedia=19490619&cfilm=109860.html
Ainda não o vi. Parece uma comédia simpática apesar dos habituais chavões.
Nao concordo com esta leitura. O cinema Europeu esta bom e recomenda-se. Se tem sucesso comercial e' outra historia.
como é que sabe que é pornografia ?
é que duvido muito. e o cinema europeu é de longe longe bem melhor que o americano. não vejo um filme de "estrelas" nem que me paguem. que seca.
Que pornografia?
Este Birgolino tem sonhos estranhos e nem sabe quem é o Lars von Trier
Foi por ele ter mandado umas bocas a Israel.
esse labrego poderia mencionar, um ou dois realizadores norte-americanos com mais qualidade que lars von triers
Scorsese; David Lynch.
Clint Eastwood, Woody Allen
Os irmãos Coen; Brian de Palma;
Mais o Vincent Gallo
O cinema europeu é o menos "pornográfico"/sexual.
Vem aí uma boa fornada de realizadores: http://www.guardian.co.uk/film/2012/sep/28/bella-tarr-film-academy-sarajevo
i love Vicent Gallo , Zazie , e o P.T. anderson tb :)
E os realizadores dos filmes da Erica Fontes?Aliás até existe um que deveria fazer parte do programa escolar subsidiado pelo ACIDI.Aquele em que ela contracena com dois potentes africanos...
zazie, para esses contraponho com 3 europeus para cada um deles!
o eastwood é bom para uma kitsch como vc! muitos bom será o Lynch, mas esse plana acima de todos os nossos espíritos! de Palma, é reles como o clint; concedo no allen, nos irmãos cohen e no italiano scorsese.
Olha, vai chamar kitsch à tua mãe e desorelha.
És cá um patapouf que faz favor
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marina: eu sou fã do Gallo. Um faxo do caraças e super-talentoso.
Essa divisão cinema europeu/cinema americano não existe.
Entrar nisso é ultrapassar o Birgolino em cretinice.
O que existe é uma porcaria de alienação de massas que se projecta em ecrãs e isso tem de americano as pipocas.
Não tem a História do cinema americano.
O caso do Lars von Trier é um pouco como o do Haneke- capaz do melhor e do pior.
Olá marina,
Eu não disse que o filme do Lars é pornográfico. O que eu disse é que o sexo já não escandaliza como antigamente porque houve uma banalização através da pornografia.
Viu o artigo que eu linkei?
Antigamente, quando?
ehehehe
Eu nem sei o que a pornografia vem ao caso em relação ao sexo escandalizar.
A pornografia é a morte do desejo.
Os americanos não tiveram dois calhordas, chatos e incompetentes, que davam pelos nomes de Ford ( pseudónimo, para não envergonhar a família...) e Hawks?
Pura questão geracional, admito...
Dois génios; calhordas deves ser tu.
Que desilusão,caríssima "utente" do metro parisiense...
Nem a adjectivação nem o termo "geracional" a alertaram para o verdadeiro sentido do comentário.
A coisa tinha a ver com a alegada superioridade dos realizdores europeus face aos ianques,implícita nas palavras do autor do "Ulisses"...
Ok, ok, desculpe. Passou-me ao lado a ironia.
oh Jota Social Público,vai ler o retrato do artista enquanto jovem para te rires um bocado. podes fumar uma ganza para não teres uma indigestão!
concordo que o cinema norte americano não tem uma história,como tem por ex. o cinema húngaro,italiano,francês and so on.
para que conste sou incondicional do Buñuel e do Lynch, e tb penso que é estúpida esse contraponto cinema europeu vs cinema ianque. existe mau vs bom cinema, ponto.
Mas existe uma ideia de violência e alienação por ecrã e pipocas que é tipicamente americana.
Essa e as estrelas que depois passaram a vedetas e depois a artistas (por influência europeia) que agora só existem na passerelle.
O cinema foi um erro.
Sétima arte, "my foot".
(Todos os meios que expõem um acto a mais de mil - ou, vá lá, dez mil - pessoas são um erro. Já os romanos tinham problemas com gladiadores e carroceiros famosos. O "star system" de Hollywood e quejandos não melhorou a coisa.)
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