19 fevereiro 2013

inúteis ou perigosos

Metade dos medicamentos prescritos em França são inúteis ou perigosos. Em Portugal a situação não deve ser muito diferente.

8 comentários:

Anónimo disse...

Half of all medicines being prescribed by doctors in France are either useless or potentially dangerous for patients, according to two eminent medical specialists.
.
De feito quem escreve o artigo deve ser (ou nao deve ser) médico.
E há quem pensa (seguramente cheio de certeza) que o gremio médico pode ser tao inutil ou perigosso como os propios fármacos...

Peliteiro disse...

Que exagero!
Isto é velho, porquê mencionado agora?

Anónimo disse...

Li recentemente um livro, ciência da treta, de Ben Goldacre. O autor é médico e o livro trata precisamente disso, a falta de fundamentação cientifica de muitos dos medicamentos. É particularmente grave nalgumas áreas, psiquiatria, por exemplo.
Dava valores idênticos, metade dos medicamentos não têm suporte experimental que justifique o seu uso. Descrevia como se faziam e ainda fazem as fraudes nos estudos da eficácia e segurança dos medicamentos.
Os medicamentos são iguais em todo o mundo, o que é verdade para a França é verdade para Portugal e para a Nova Zelândia.

xyz

muja disse...

Mas as ganzas é que fazem mal...

Vivendi disse...

Viva Joaquim,

Não quer instalar novamente a caixa de comentários? É que com esta catadupa de posts o debate perde-se facilmente.

O modelo de comentários recentes do blogger avariou mas se estiver interessado envio-lhe o modelo que está a ser utilizado no Viriatos da Economia.

http://viriatosdaeconomia.blogspot.com

Basta adicionar uma caixa html e colocar lá os códigos. Simples.

Obrigado.

Anónimo disse...

Caro Vivendi,

Vou ver. Obrigado.

Vivendi disse...

Ok. Caso tenha interesse disponibilize-me um e-mail para lhe enviar os códigos.

zazie disse...

Acredito plenamente