12 fevereiro 2013

as elites políticas democráticas

Ralph Raico, o historiador do liberalismo clássico do Mises Institute, mas também um historiador das guerras pergunta: "Vamos dizer que os EUA não tinham desenvolvido a bomba atómica, e então o Presidente Harry Truman enviava o exército americano com metralhadoras para matar todos os civis [essencialmente, velhos, mulheres e crianças] em Hiroshima e Nagasaki. Teria sido ok?" PS: teria pelo menos a vantagem de ter deixado sobreviver o património e comunidade católica deixada em Nagasaki por portugueses.

5 comentários:

Anónimo disse...

Teria sido ok?"
...
Porque nao fazer antes uma emcosta previa nos nipos de Hiroshima sobre como prefiriam eles haberse sido massacrados?
Ou bem talvez os de Hiroshima queriam de um modo e os nipos de Nagasaki de outro. Quem sabe.
E que isso de..."Vamos dizer", e "sim"..."Imaginem que"...

muja disse...

Bom, podia fazer uma demonstração, como, aliás, foi proposto pelos totós dos cientistas que a criaram depois de testemunharem o verdadeiro doomsday device que tinham criado. Infelizmente para os japoneses, era tarde de mais.

No fundo houve demonstração até. Mas a demonstração não foi para os japoneses. Foi neles.
A arma era demasiado importante e demasiado destrutiva para não ser demonstrada em condições reais.

Os japoneses serviram de exemplo aos russos. Porque mandar gente com metralhadoras matar civis já os americanos o faziam sem problema nenhum e continuam a fazê-lo nos dias de hoje.

Saiu-lhes o tiro pela culatra porque os russos trabalhavam já na deles (ou espiavam), e pouco depois tinham uma de hidrogénio bem mais potente.

Hiroshima e Nagasaki contam-se entre as maiores infâmias da história da humanidade. Um holocausto de que ninguém fala, ninguém lembra, completamente escusado e pointless.

Infelizmente, não foi o único. Mas só alguns é que interessam...

zazie disse...

Boa, boa. Nisto v. é iconoclasta e acerta em cheio.

Anónimo disse...

O facto de o Japão não se ter rendido com a bomba de Hiroshima e ter tido de se lançar a de Nagasaki, obviamente deita por terra a teoria de que a explosão demonstrativa na alta-atmosfera teria acabado com a guerra sem mais mortes. Obviamente que para quem pensa e não para quem é propagandeiro.

CN disse...

Caro Anónimo

É como digo, com mettrelhadoras era mais fixe.