22 janeiro 2013

ressuscitar os mortos

A tecnologia já existe e é muito mais fácil "ressuscitar" uma pessoa que morreu há 3.000 anos, ou há 3 dias, do que um Neanthertal que se extinguiu há 30.000. Há mais ADN nas múmias e nos cadáveres recentes.
Porque não começarmos a ressuscitar os mortos?

8 comentários:

Anónimo disse...

Conta la entao Jaquim...clonar alguem e a mesma coisa que ressuscitar...Pronto esta bem se o sr Dr assim o diz.

Elaites

Ricciardi disse...

Pois, ressuscitar não é o mesmo que clonar. Ainda assim, pese embora ainda estejamos no campo da science fiction, mas em alguns temas já em fase terminal de descoberta integral, este século vai trazer à discussão questões éticas que nunca tivemos necessidade de discutir.
.
Por exemplo, já é possível (está em fase de testes o medicamento) seleccionar memórias - as chamadas drogas do esquecimento selectivo e os implantes de memória. Apagar Lembranças indesejáveis ou traumáticas etc. E isto, levanta problemas éticos graves que serão as discussões da humanidade no curto prazo. Quer dizer, ao retocar e ajustar as nossas lembranças, estamos a remover eventualmente vestigios de culpa, vergonha ou pena.
.
Por outro lado, podemos estar a curar pessoas traumatizadas com qualquer coisa que as impelem a ter comportamentos defensivos/odiosos - lembranças de acidentes traumaticos, holocaustos, pedofilias etc.
.
É claro que, se as coisas fossem utilizadas para o Bem, não haveria problema. Mas não será assim. A coisa é perigosa.
.
E mais perigosa será com a evolução da Neurociencia. Os neurocomputadores. Poder editar a nossa memória, copia-la, armazena-la, transferi-la. Isso sim, é quase como ressuscitar. E não estamos muito longe disso acontecer.
.
Já existem maquinas que conectam-se com o cerebro e que codificam mensagem para o cerebro. Braços mecanicos controlados pelo cerebro. Ouvidos e olhos artificiais etc.
.
Enfim. Isto vai ser o diabo.
.
Rb

Anónimo disse...

Enfim. Isto vai ser o diabo.
...
Vc. também com essas, Rb?. Olhe, olhe para onde faz uns séculos se podia achar também a presença do Sr. diabo...

,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabaco

Anónimo disse...

RB, poderia se dizer o mesmo dos avioes, dos telemoveis, da internet, do cruzamento de dados, das camaras CCTV, etc etc.

Elaites

Duarte Meira disse...


Caro Joaquim:

Isso era o que já propunha o filósofo russo Nilolai Fedorov nos finais do... séc. XIX. Chamava-lhe a "obra comum" em que se deviam empenhar os vivos...

joserui disse...

Podia-se começar pelo Walt Disney!... já viu o que a Disney anda a fazer com o Star Wars Joaquim?... e aquelas séries juvenis ou lá que é?... o homem dá voltas no seu tubo criogénico... Ressuscitem o homem, por favor... -- JRF

BLUESMILE disse...

Porque não é possivel.

João Mezzomo disse...

Eu acredito que seja possível ressuscitar os mortos. Minha crença se baseia em várais coisas, a saber: 1 - É nosso desejo maior, ressuscitar à nós mesmos e a tudo o mais. Se a natureza pôs em nós esse desejo é para que o busquemos. 2 - Jesus ressuscitou mortos e ele mesmo voltou, para mostrar que isso é possível e para que busquemos;
O que ocorre é que não sabemos como fazer isso, ainda. A clonagem citada não é isso, seria uma nova pessoa, espécie de irmã gemea da que viveu. Essa possibilidade se prende ao domínio de uma "outra ciência", que não abarque apenas o dito "natural", mas também o chamado "sobrenatural".Essa "outra ciencia" deverá ser buscada, mas para isso é preciso inicialmente que se acredite nessa possibilidade, como algo aberto e coletivo.Pois ninguém procura por algo que não acredita que possa existir.