19 dezembro 2012

socialismo

Há um frase que vem da antiga URSS que eu repito com frequência: ‹‹ eles fazem de conta que nos pagam e nós fazemos de conta que trabalhamos››. Os russos não estavam dispostos a trabalhar pelos ordenados de miséria que o Estado lhes pagava.
Penso que o mesmo se pode aplicar à saúde, em Portugal. Um sector sovietizado, porque dominado por um monopólio do Estado.
O Sr. Ministro da Saúde afirma que há cirurgiões que "fazem de conta que trabalham" (ver aqui), mas a verdade é que o Estado também faz de conta que lhes paga.

10 comentários:

Anónimo disse...

Nao sei porqué o Sr. D. Joaquim Couto quando faz este tipo de aseveraçoes de tantas certeças nao aponta para os pertinentes links para todos poder confirmar os tais assertos...e poder coincidir com ele. Que alegría, que alboroço!

Anónimo disse...

Para melhor nos entender...nao links as palavras da Sra. Ministro (que nao deixam de ser palavras de ministro) senao das pertinentes estadisticas e gráphicas que sabemos que ele dispoe.
Isso sim. A ser possivel actualiçadas s.f.f.

Anónimo disse...

Dr. Joaquim hoje acertou!...
Que país de grandes artistas!… Viva o Teatro!!!… Acima os Actores! Abaixo os Trabalhadores!
O país na ruína?… Não!... admirem-se…
Ah !… mas a culpa é da Merkel !!!…

Cmts
Vector_X

Anónimo disse...

Épá coitadinhos dos cirurgiões, que são tão mal pagos, uma miséria. O doutor joaquim é um pândego.

Anónimo disse...

Ainda por cima, os cirurgiões são obrigados a trabalhar para o Estado, como na União Soviética. Entram ás oito da manhã no hospial e só os deixam sair às sete da tarde. Abaixo o socialismo opressor! Libertem os cirurgiões!

Luís Lavoura disse...

Eu acho bem que não trabalhem, mas pergunto, então porque estão no SNS?

O que considero desonesto é que estejam no SNS se na verdade não desejam trabalhar (arduamente) nele.

Anónimo disse...

Caro Luís Lavoura,
Essa é a lógica do socialismo. O comunismo foi um pouco mais longe, os que não queriam colaborar eram liquidados.

Anónimo disse...

A lógica do socialismo é perguntar a um profissional porque é que não sai de um sítio onde não quer trabalhar? Pá, coisa terrível. A lógica do capitalismo é mais suave: Não trabalha, vai para a rua.
É de cortar o coração, a opressão socialista sobre os nossos médicos.

joserui disse...

É verdade, os médicos são uma das classes em Portugal que está mal na vida... e depois desta crise, estão na miséria... os que conheço não fazem outra coisa que não seja viajar em turismo ou em turismo médico (vulgo congressos em locais tão díspares como Las Vegas e EUA em geral, Islândia, Chile).
Que se desencostem do Estado e já não precisam de ser pagos a fazer de conta, nem de fazer de conta que trabalham... nem de se queixarem...
Mesmo os que têm prósperos consultórios largam o Estado, é uma vergonha... -- JRF

Peliteiro disse...

Esta questão, que tanta celeuma tem levantado, seria uma boa oportunidade para discutir a separação clara do trabalho público e privado dos profissionais de saúde. Mas não, anda tudo à roda, à roda...