15 outubro 2012

Portugal rouba-nos a energia


Há países que nos roubam a energia?
Penso que sim, e Portugal é um deles. Ocorreu-me esta pergunta na leitura do livro “Viagem pela Alma Humana”, do Francesco Alberoni. Alberoni interroga-se se há indivíduos que nos tiram a energia e responde que sim.
Cito:
Já me aconteceu muitas vezes encontrar pessoas que, após uma breve conversa me deixam exausto. Aproximam-se de mim para me pedirem qualquer coisa; mas, assim que respondo, levantam uma objecção. Explico pacientemente, mas logo levantam outra, depois outra, mudando de assunto. A minha mentalidade lógica revolta-se, esforço-me por levar o assunto para um trilho sensato, mas em vão. No fim estou esgotado. O que aconteceu?
Isto acontece-me constantemente neste País. As nossas instituições desafiam a lógica, os líderes tomam decisões incompreensíveis, por fim, os nossos compatriotas não têm qualquer capacidade de abstração, obrigando-me a recorrer a exemplos e a simplificações que são um martírio.
É verdade, este nosso Portugal rouba-nos a energia.

3 comentários:

José Lopes da Silva disse...

Sendo Alberoni italiano, isso poderá fazer todo o sentido.

Será que a visão que Alberoni passa no Amo-te e no Enamoramento e Amor não é um exemplo da influência protestante sobre o pensamento de intelectuais de países católicos?

Anónimo disse...

rouba-nos energia e $$$

AF disse...

O culpado é o Mexia! XD