31 agosto 2012

um erro de 300 milhões de euros

Portugal necessita de duplicar o número de enfermeiros no activo, mas se lhes pagar o dobro do valor de mercado, irá gastar a mais cerca de 300 M€ com o vencimento destes profissionais.
Ao contratar 750 enfermeiros a 8,5 €/ hora, Paulo Macedo dá um sinal claro de que não pretende alterar o "status quo".

11 comentários:

Anónimo disse...

Bem, entretanto, para aqueles que acharem que existe outro mundo para alem dos arcaicos conceitos de gestao dos nossos ilustres ministos das saude e profissionais da area, deixo aqui oportunidades de trabalho. Sao para paises terceiro-mundistas, é certo, mas q diabo, porque estar a ganhar umas migalhas num pais evouido, quando pode ganhar a sério ainda q num pais miseravel como a Irlanda ou Inglaterra?
.
Aqui vai:



A Best Personnel está a recrutar Enfermeiros...– admissão imediata. As áreas de actuação serão as dos cuidados geriátricos, paliativos, reabilitação e saúde mental. São oferecidas excelentes condições de trabalho: • Salário líquido a partir de £ 28.000 • Horário semanal entre as 36 e 42 horas • Assistência do empregador com alojamento • Desenvolvimento profissional • Progressão de carreira Requisitos: • Registo no NMC concluído ou próximo da conclusão •
.
A Best Personnel está a recrutar Enfermeiros Generalistas (m/f) para integrar prestigiadas Nursing Homes (Centros de Cuidados continuados e paliativos) irlandesas, cujas localizações incluem a capital Dublin. São oferecidas excelentes condições de trabalho: • Salário de 32 000 Euros anuais para enfermeiros generalistas • Salário de 40 000 Euros anuais para o cargo de enfermeiro chefe • Contratos permanentes • Assistência com alojamento • Oportunidades de formação • Progressão na carreira...
.
Rb

Anónimo disse...

A grande coisa que este pais tem, fantastica aliás, sem comparacao com qualquer outro pais, é dar a possibilidade de estudarmos enfermagem ou medicina nas universidades do estado, e portanto paga com os nossos impostos, e depois pegarmos no diploma e pirarmo-nos para paises aonde valorizam a profissao.
.
A solucao Joachinina para resolver a falta de enfermeiros é pagar menos salario de forma a que se possa contratar mais gente com o mesmo custo. O preco, portanto. Por isso é que nao percebo, nessa linha, porque nao ir buscar columbianos ou cubanos, infinitamente mais baratos. É esta, alias, o motivo pelo qual se deslocaliza para a China.
.
Se o joachim quiser ter logica defende outra coisa. Deslocalizar os centros hospitalares para outro pais com mao de obra barata. Seria até mais barato transportar a clientela com aviao a jacto. Em 6 horas estavam na china, ou em cuba, mais ou menos o mesmo tempo que demora o inem a lancar uma carrinha na autoestrada para air a braganca buscar os doentes, traze los de volta.
.
Et voila, baixavamos os custos para metade.
.
Ainda se os salarios desses profissionas fosse uma coisa excessivamente cara... Mas nao estamos a falar de salarios liquidos na casa dos 800 euros ou 900. Baixar para o ordenado minimo é abuso de posicao dominante. Ora, se o estado é o maior empregador da area, tem que ter responsabilidades de bom senso. Nem muito ao mar, nem muito à terra. Se o estado, pela posicao dominante que tem no sector da saude, passa a ser contrabandista de mao de obra e impoe o que quer, desconsiderando o merito e o que se passa noutros paises comparaveis, entao mais vale fugir... Ou fazer greve de zelo.
.
Trabalhar num hospital, como enfermeiros ou medico pelo salario minimo, é preocupante e eu, sinceramente, fugia.
.
Rb

Fernanda Viegas disse...

O que são 300 milhões Dr Joaquim? Uma pequena taxa/saúde, a juntar à fatura da EDP e fica pago! Esse pequeno pormenor o Salazar resolvia facilmente: são precisos mais enfermeiros? Onde? E o "Onde" teria que arranjar casa, comida e dinheiro para lhes pagar. Vocês complicam, complicam com as merdas dos gráficos e as putas das curvas e vão pôr o povo todo à batatada.

muja disse...

Realmente Joaquim... 300 milhões? Peanuts?

Era metade de um qualquer contrato de auto-estrada e tínhamos enfermeiros para 10 anos...

E depois repare-se numa coisa. Ter essa gente a ganhar mal é mais de meio caminho andado para que soframos todos. É como a polícia. Então estão à espera que eles dêem o tudo por tudo (como nós precisamos que eles dêem) a pagarem-lhes uma miséria? Lembrem-se que o low cost nos salários significa low quality nos serviços. Nem vale a pena estar a aqui com ilusões. É invariável e acontece em todo o lado.
Há coisas em que isso é tolerável, outras em que não é.

PS: Isto é altamente. Chega-se a um tal ponto de dívida, que se pode começar a falar como um milionário. 300 milhões, ora, ora... Isso não é nada... Trocos!

Anónimo disse...

Joaquim, os enfermeiros estão a ser pagos pelo mesmo valor de antes. Só que neste momento as contratações já não são intermediadas por umas empresas de proxenetismo que sacavam para si mais de metade do valor dos salários.

EMS

Anónimo disse...

Caro anónimo,
O mercado mudou.

Anónimo disse...

O mercado mudou. O mercado. A oferta de enfermeiros continua a mesma, a procura parece que aumentou... o preco, esse, é que, contra o mercado, é inferior.
.
Ou entao, vejamos, a coisa pode ser vista sb ponto de vista do poder. Esse sim, é que está por tras desta tentativa de pagar o salrio minimo aos enfermeros. O poder de ser empregador de 90% destes profissionais faz com que, para alguns analistas, legitime o preço que muito bem se entender. É pois o mercado a funcionar atraves de monopolios.
.
Se fosse um monopolio ou oligopolio privado, os enfermeiros teriam de sujeitar a meros tarefeiros e auferirir qualquer migalha que se lhes desse. Eu penso que, mesmo assim, os enfermeiros dificilmente aceitariam trabalhar assim. Era mais provavel ficarem os piores e marchrem os melhores para o estrangeiro.
.
A classe médica resolveu estas questoes do mercado atraves de uma ordem que, ao que julgo, impoe quotas, quer para nacionais, quer para estrangeiros. Temiam, nao sem alguma razao, qe s governos fossem tentados a abrir muitos mais cursos e despejar mais profissionais no dito mercado. Mas os portugueses, como sempre deram a volta. Foram para espana tirar o curso.... e, enfim, o combate à importacao de medicos de outras paragens foi travada com muito lobbying pelo meio.
.
Haja bom senso. Quatro euros pr hora é equivalene ao salario minimo. A minha empregada domestica ganha 700 euros. Qualquer dia temos o pessoal das limpezas a ganharem mais nos hospitais do que os enfermeiros.
.
Agora, se eventualmene, o pessoal do governo e assessores e secretarios de estado e todos afins ao poder polico aceitassem receber durante o periodo de ajustameno o salario minimo ou 4 euros à hora, a coisa podia ser eticamene aeitavel. Seria aceitavel pedir sacrificios para os outros se os proprios os fizermos. Caso contrario soa a imbecilidade liberalizante.
.
Rb

Fernanda Viegas disse...

Só este ano já emigraram 1.344 enfermeiros! Depois ficam à espera das "remessas" dos emigrantes, tipo chulos ali em Santos Pousada.
E o que diz sobre a privatização da ANA, Dr Joaquim? Isto é só ir ao menú: EDP, RTP, ANA...

Unknown disse...

Como reparei que o Joaquim desvio a conversa e está a tentar manipular a opinião... pergunto-lhe novamente.

Quanto vai custar a actualização da carreira dos médicos?

Quais são as diferentes percentagens relativas à massa salarial do SNS relativamente a cada grupo profissional?

Qual a produtividade dos diferentes grupos profissionais?

E só pergunto isto porque o Joaquim Couto é médico e fez questão de dizer que os enfermeiros até são muito beneficiados... falta saber em relação a quem...

tab disse...

E ires apanhar no beff?

Anónimo disse...

O erro em Portugal é pagarem o que pagam aos médicos! classe que leva a maior fatia de dinheiro disponivel para salarios no orcamento do ministerio da saude! Nem as restantes profissoes todas juntas (enfermeiros, fisioterapeutas, tecnicos e por ai a diante) consegue levar mais dinheiro que a classe médica e que por sinal nem é a maior classe na area da saude! la esta isto foi posto por um médico como tal nao merece credito pois voçes medicos nao passam de uma mafia!!! baixem mas é os valores hora de 50 e 30 euros por hora aos medicos e o estado poupa muito! facam como nos paises DESENVOLVIDOS e atribuam as devidas competencias aos Enfermeiros e outros profissionais de saude e vao ver que sobram médicos em Portugal! alias segundo as estatitiscas a nivel europeu ate temos médicos a mais! de quem é o status quo que não muda??? hipocrita!!!