16 agosto 2012

o que se passa com os portugueses

«Lo que nos pasó y nos pasa a los españoles es que no sabemos lo que nos pasa». Ortega y Gasset, citado hoje por Martí Prieto, no La Razón.

Julgo que esta afirmação se aplica também aos portugueses: "O que se passou e passa com os portugueses é que não sabemos o que se passa connosco, e isso é o que se passa connosco".

10 comentários:

Vivendi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vivendi disse...

Um povo completamente à deriva!

E quando assim é precisa de reencontrar-se novamente com a sua história ou está condenado a insignificância.

É um povo que está entupido de socialismo até aos poros e numa total dependência do estado...

Que percebeu pouco sobre a sua ditadura, e pior ainda, não quer entender nada sobre a democracia em que vive.

Por fim, está entregue à manipulação deplorável da elite: "os donos de Portugal", a uma teia complexa e burocrática europeia e a um sistema financeiro completamente caduco.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=WPEPj3wpSb0

"Meu caro amigo"

joserui disse...

Joaquim! O que se passa com alguns portugueses? Então recebo uma carta da EDP a descrever uns tais de CIEG (custos de interesse económico geral) que ascendem a 25% da factura!... Desses 25%, temos:
25% Rendas pagas a municípios
24% Sobrecusto produção térmica e hídrica
16% Sobrecusto renováveis
11% Sobrecusto não renováveis
11% Sobrecusto regiões autónomas
10% Rendas défices de tarifas
3% Outros custos
Então os liberais de vão de escada atiram-se como gato a bofe ao sobrecusto das renováveis, tecnologias novas e notoriamente benéficas para a humanidade e nada dizem sobre o sobrecusto de produzir (desde sempre, com tecnologias maduras) de modo térmico e hídrico (24% !?), para já não falar de andar a subsidiar energias "não renováveis" em 11%?
Será porque as renováveis além de boas para a humanidade são menos prejudiciais para o ambiente e consequentemente de esquerda? Não há limite para a anormalidade da cartilha liberalóide... discuta estes sobrecustos na primeira página Joaquim... -- JRF

zazie disse...

Pode crer, JRF-- Já estávamos habituados aos roubos xuxas, agora temos os roubos neotontos.

Ricciardi disse...

Bem, pelas minhas continhas, quando acabar a tarifa bi-horaria, o preço da energia, no meu caso, vai disparar cerca de 30%. Bendito mercado.
.
De forma que já nem sei bem que sistema de aquecimento usar. Tinha uma caldeira a gasoleo que comprei há 10 anos. Na altura o gasloeo de aquecimento estava a 0,4 euros, hoje está a 1,35.
.
Quando acendo a caldeira, no inverno, a coisa fica-me nuns modestos 400 euros por mês para aquecer.
.
Ando a pensar comprar uma caldeira a lenha... ou até, quem sabe, mandar fazer um buraco até ao centro da terra.
.
Essas percentagens nas contas da electricidade irritam-me. Os minicipios e autonomias não pagam a electricidade? pagam, pois. Então porque debitam esses 25%+11% sobre os 25%, ahh?
.
Palermas. Mas quem é a EDP e congeneres para debitarem outras cenissees? Não é coisa privada? Se são privadas porque raios tenho que pagar esses sobrecustos?
.
Se fossem empresas publicas percebia, porcausa das tarifas sociais e iluminação publica e mais o diabo a quatro, mas se são privadas, chinesas e espanholas, não faz sentido estarem a cobrar cenas por conta de um bem publico. Se o bem é publico que o paguem atraves de impostos lançados sobre toda a gente.
.

Rb

joserui disse...

A energia devia estar na mão do Estado (de bem, não deste estado gatuno... na mão dos privados gatunos, pior a emenda que o soneto... nas mãos do estado nem era área deficitária, bem geridinha e já a contar com as situações sociais...
Caro RB, 400/mês ou tem uma mansão mais ou menos ou anda a aquecer o ar de lá de fora... tem de isolar a casa, o que por si só cria problemas de ventilação, fungos e outros bichos... mas diria que se lhe dimensionarem bem as coisas, com uns painéis solares reduz isso para metade nas calmas e passa a gastar zero em água quente. Quando instalei os painéis o calculo era amortizar em 6-7 anos (vs aquecimento de água a gás), hoje o mesmo sistema amortiza em quatro anos já a contar com alguma manutenção... -- JRF

joserui disse...

Subsidiar o petróleo é normal e aceitável para os liberais de vão de escada... aí não há esquerda, negociatas, nem ecofanáticos, nem fundamentalismos... nos EUA, as petrolíferas continuam a pagar muitas campanhas eleitorais (CNN)... -- JRF

Ricciardi disse...

JRF, não sei porquê mas ainda desconfio dos paineis. São caros e aonde os posso instalar não dá solinho directo. E no inverno? ahh? E os paineis dá para aquecimento central?
.
Então não é melhor um tipo colocar uma caldeirinha a lenha ou pellets. Eu hoje até sonhei com isto. A sério. Não depender de ninguem. Até imaginei comprar uma maquina de fazer pellets e botar lá para dentro tudo quanto é ramos e folhas e relva... tudo lá dentro e fazer sair coisinhos de madeira para combustivel. No meu sonho a coisa começou a correr tão bem que comecei a exportar pellets.
.
Enfim. Na verdade a gasóleo deixou de dar. Gasto mesmo 400 euros. Para aquecimento e banhos. A casa é mesmo grande, mas está bem isolada. O problema é que não consigo disciplinar esta gente.
.
Quando abrem uma torneira abrem sempre a quente, de verao e de inverno. Eu pareco a rainha de inglaterra a fechar tudo. Já me me aborreci tanto com isso que desisti, porque apartir deste ponto só mesmo à chapada é que a coisa talvez fosse lá....
.
Agora tenho que fazer como a troika, limitar na fonte a possibilidade de gasto. eheheh. Vingança. Quando o carregamento de pellets acabar não ha agua quente para ninguem. Pode ser que aprendam. Só a minha filha deve demorar aí duas horas a tomar banho. Epá não dá.
.
Rb

joserui disse...

Hehe... se dá para exportar, mais vale pellets... e ainda lhe dão uma comenda... RB, o rei das pellets... cãodecorado pelo presidente que temos...
A disciplina é uma guerra perdida...
Os painéis são totalmente fiáveis, os meus são Sonnenkraft mas só para aquecimento de água (2). Dá para aquecimento central e para aquecer piscinas, aumentando o número... mas tem de ser bem dimensionado para não gastar demasiado, nem aquecer de menos... como disse se os instalasse hoje (3000€) amortizava em 4 anos. Tive um problema este ano ao fim de 7 que foi ter ar nos tubos... ar esse introduzido o ano passado na única manutenção (supostamente querem uma por ano) que tiveram...
Mas se não dá Sol, para que estou para aqui a debitar! Pellets it is!... -- JRF