13 julho 2012

dúvidas

Numa altura em que é cada vez mais difícil e caro obter um crédito à habitação, as instituições financeiras estão a facilitar cada vez mais as condições de financiamento no caso dos imóveis que estão nos seus balanços. Os bancos oferecem 100% de financiamento, "spreads" entre 1% e os 2,5% e a possibilidade de o prazo do empréstimo se estender até aos 80 anos, entre outras condições. O objectivo é reduzir o número de habitações em carteira e evitar perdas por imparidades.


Tenho dúvidas sobre a legalidade deste comportamento. Deste modo, os bancos estão a concorrer directamente com os construtores e promotores imobiliários que são seus clientes, distorcendo o mercado.
A isto é que eu chamo capitalismo selvagem.

9 comentários:

Anónimo disse...

Capitalismo Selvagem?!?!?!? Fico pasmado pela sua incredulidade na mao invisivel....

Por este andar ja o estou a ver em romaria a Fatima...

Elaites

Luís Lavoura disse...

Como assim???!!!
Os bancos são proprietários de casas. Têm todo o direito de as vender pelo preço que entenderem e fornecendo crédito para a compra nas condições que entenderem.
Da mesma forma que um produtor de automóveis, por exemplo, pode vendê-los a crédito fornecendo crédito aos clientes nas condições que entender.
Onde é que está a ilegalidade?

Anónimo disse...

Caro Luís Lavoura,
Um fabricante de automóveis não pode desenvolver actividade financeira.

Cfe disse...

"Um fabricante de automóveis não pode desenvolver actividade financeira."

Não pode formalmente na mesma empresa. Mas pode deter uma instituição de crédito, seja banco ou financeira, e financiar o produto que fabrica.

Cfe disse...

Mas percebo seu ponto de vista e concordo. Como é uma atividade oligopolista as condições de acesso ao crédito devem ser iguais para todos que preencham os requisitos.

Mas claro que isso só aconteceria numa economia capitalista que tem órgãos de controle e fiscalização atuante.

Filipe Silva disse...

A realidade é que os Bancos há muito tempo deixaram de ser proponentes do livre mercado.
Ou não são estes que "obrigam" desde há uns bons anos os politicos a dar dinheiro de borla?

O que os Bancos estão a fazer é o que geralmente fazem, lixar o cliente, vejam os casos do Goldman Sachs, Jp Morgan Chase e companhia.

O que isto vai levar é os seus clientes, abram falência e os bancos ficam com cada vez mais casas.
Depois como não conseguem ter uns míseros 9% de core tier one, la vão de exigir dinheiro ao Estado, e como estes dominam os politicos, é ver los abrir os cordões há bolsa.

Moral hazard

marina disse...

je je e os artigos que pagam , como se fosse o jornal de livre iniciativa , a dizer que comprar apartamentos nos leilões é um belo investimento ?

Anónimo disse...

Joaquim! E os bancos a vender tvs? Não concorrem com os falidos clientes que vendem tvs? E jóias? Não concorrem com joalheiros? E baixelas? Relógios? Canetas? Ipads? Pinchabelhos vários? Não é capitalismo selvagem, é só selvagem... Interrompi os banhos só para lhe dizer isto... Boas férias a todos... -- JRF

Anónimo disse...

Obrigado JRF, boas férias.