17 julho 2012

ciência política na U Minho

Apresentação

A Universidade do Minho foi uma das primeiras academias a contribuir para a afirmação da Ciência Política como ramo autónomo do conhecimento científico em Portugal ao consagrá-la como disciplina obrigatória dos planos de estudos das Licenciaturas em Relações Internacionais e em Administração Pública que já contam com trinta e vinte e cinco anos de existência, respetivamente. Tal legado permite à UM contar hoje com um corpo qualificado de docentes, a maior parte dos quais obtiveram os seus Doutoramentos em Ciência Política o que representa, à partida, uma garantia de qualidade científica e pedagógica da oferta formativa inerente ao novo Curso de Licenciatura em Ciência Política.
A Licenciatura em Ciência Política pretende destacar-se dos clássicos modelos curriculares já existentes. Trata-se de oferecer um curso superior formatado em consonância com o Modelo de Bolonha, na base de um plano de estudos que a par de um core disciplinar constituído por unidades curriculares específicas do domínio da Ciência Política (tais como, Introdução à Ciência Política, Teoria Política, Partidos Políticos, Sistemas Eleitorais e Sondagens e Estudos de Opinião), assenta numa estrutura inédita radicada em quatro domínios científicos – Ciência Política, Comunicação Política, Administração Pública e Relações Internacionais. Para além destes domínios obrigatórios e, sob o signo da flexibilidade, o plano curricular contemplará áreas optativas das quais relevarão um número expressivo de unidades curriculares opcionais.
O objetivo primordial da nova licenciatura é conferir uma formação académica fundamental na área científica da Ciência Política com a possibilidade dos seus licenciados adquirirem competências distintas na sequência da frequência de disciplinas de opção com enfoque em domínios mais específicos. Para além de permitir uma participação mais inteligente e esclarecida na comunidade política, a formação obtida no âmbito deste curso superior habilitará os licenciados a exercerem funções no quadro de instituições e organizações políticas; meios de comunicação social, universidades, centros de estudo e prospetiva, empresas privadas, entre outros.

1 comentário:

CCz disse...

O CAA, romeiro da Senhora da Agonia, dá aulas nesse curso?