28 junho 2012

insustentável

9 comentários:

Ricciardi disse...

Bem, olhe, Joachim, à medida que o PiB baixa o peso da saúde no mesmo sobe. Repare, pois, que o PiB tem vindo a baixar desde 2008; para cima de 10%. Isto de empobrecer o país tem destas coisas. Ficando mais pobres, as medidas relativas de custos disparam todas.
.
Anyway, caro Joachim,, vamos ver uma coisinha faxabor:
.
- A Alemanha -
Peso da Saúde no PiB : 10%
PiB - 3.305 triliões usd
População: 81 milhões de Boches.
.
Isto significa que a Alemanha gasta 4.080 usd per Boche na saúde.
.
Portugal gasta 2065 usd per Tuga.
.
Está a ver?
.
-Os Tugas gastam METADE dos Boches-
.
... e ainda importam de lá as cenisses, do tipo medicamentos e maquinaria médica.
.
Somos pois muito poupadinhos... o problema é que o nosso PiBezinho é imensamente inferior ao Pibão Boche: o PiB TUGA é cerca de 7% do PiB Boche.
.
O que significa que, se os Boches tivessem o nosso PiB e o mesmo numero de população, a despesa com a saúde per capita seria de, imagine-se, 20% do PiB.
.
Os gajos são uns perdularios, em suma. Nós gastamos metade e fazemos quase a mesma festa. Cada vez menos, ainda assim, lá vamos dando saúde ao povo.
.
A solução para os Boches é baixar SALÁRIOS. Não há duvida alguma. Se eu fosse o FMI ou a Troika ou até o PPC, exigia que a Alemanha baixasse salários no sector da saúde na ordem dos 50%. Só assim (receita Merkealiana) conseguem os boches ter o mesmo nivel de despesa per capita que os Tugas.
.
Rb

Ricciardi disse...

São TODOS socialistas, argumentará o caro Joachim.
.
Sejam, pois, o que muito bem v.exa. quiser que eles sejam, embora na listinha os ex-sovieticos é que gastam menos na saúdezinha.
.
Vai daí passamos para os NÃO-SOCIALISTAS. Os GRINGOS.
.
Ó Deus, os Gringos, aqueles que gastam 15% do Hiper-PiB com a saúde e que NÃO são Socialistas.
.
Nem me dou ao trabalho de fazer contas com os Gringos. Aquilo deve dar uma conta na despesa de saúde per Gringo na ordem dos, say, 8.000 usd???
.
Rb

Anónimo disse...

Caro Ricciardi como bem sabe que o Joaquim jamais se pronuncia ainda que o sabe em estas perguntitas incomodas lá tem a resposta:

Nao andava muito descaminhado nos custos da saude de cada gringo...

http://datos.bancomundial.org/indicador/SH.XPD.PCAP

Lionheart disse...

A tendência é para uma descida muito acentuada na utilização dos serviços de saúde. A maioria da população tem de pagar taxas moderadoras, num valor que chega até aos 10 euros o que já não tem nada a ver com os valores simbólicos que se pagava antes. Já pesa no bolso e assim já não se vai ao médico por dá cá aquela palha. Na zona de Lisboa já não há esperas de madrugada para marcar consulta.

O que depreendo é que antes, devido ao SNS ser de borla, havia muito abuso e abusação, só porque se tinha direito. Agora as pessoas vão ao médico quando precisam mesmo. É triste que tenha de ser desta maneira, mas o povo não mostrou ser responsável. Além de que o negócio da saúde (exames a torto e a direito, excesso de medicação, etc) tem sido um desperdício para o Estado.

Anónimo disse...

Olhe também que na Europa só há um pais que quase alcança também essa proporçao e ese custo por habitante em quanto a saude se refere. Adivinha qual?.
Facil e comprensivel. A Suiça.


http://datos.bancomundial.org/indicador/SH.XPD.PCAP

Ouviu falar das conhecidas aseguradoras (para quase todo) da Suiça?...

lusitânea disse...

Quem comeu os meus 1585 euros?

Zephyrus disse...

Sou a favor de taxas na Educação. Aí sim há muito desperdício. Os baldas que levam dez anos para acabar o curso deveriam pagar o verdadeiro custo da frequência após o prazo regulamentar. Tipo cursos de 3 anos, a partir da 4.ª matrícula, propina mais alta. No Secundário, a mesma coisa. Conheço uma cabeleireira que andou sete anos no 12.º ano. Ridículo. Não passou de cabeleireira. Exames nacionais de 12.º ano pagos, afinal não são obrigatórios. E quem tiver mais de 18 anos, e reprovar, paga também para poder frequentar.

Anónimo disse...

Pois é as comparações têm destas coisas !... Uns entendem que a saúde dos cidadãos merece 10% do PIB, e outros entendem devem gastar uma percentagem menor do PIB na saúde e mais no emprego fictício na função pública, no número dos tachos políticos, e por aí fora... Ao mesmo tempo que o PIB sobe para os primeiros, ele desce para os segundos... Nem chega a ser um paradoxo, parafraseando o outro «É» (apenas)«a vida.».

BLUESMILE disse...

Ainda bem que não vivo na Roménia.