27 maio 2012

o ovo estrelado

Na Sexta-feira, poucas horas depois de escrever o post dedicado ao ovo estrelado, e já com uma grande parte dos comentários na caixa, fui a um jantar onde também estava o Prof. Daniel Serrão.

Houve uma altura em que participei em várias conferências com o Prof. Daniel Serrão sobre questões  como a economia da saúde,  o aborto e o transplante de orgãos humanos, e as nossas posições encontravam-se então frequentemente, sobre alguns assuntos, nos antípodas uma da outra. Nunca isso o impediu de me tratar sempre respeitosamente, mesmo se eu tinha idade para ser seu filho, e até de  citar, sempre de uma forma fiel e respeitosa, a minha posição divergente em publicações de Ética Médica. Agora, já não o via há vários anos, e ele a mim, excepto em fotografia, porque escrevemos ambos quinzenalmente para o mesmo jornal - A Ordem.

Ele tem agora 85 anos e permanece o mesmo cavalheiro. Aproveitei a ocasião, não fosse faltar-me outra, para lhe dizer uma coisa que sempre pensei, e que representava uma pequena homenagem que  lhe prestava: "O senhor foi uma das raras pessoas que encontrei em Portugal que sabe verdadeiramente discutir ideias e com quem tive um imenso prazer em discutir ideias. Queria agradecer-lhe por isso". Não fosse ele não ter apreendido o sentido da minha mensagem, acrescentei: "Como sabe, é muito difícil encontrar pessoas no nosso país que saibam discutir ideias...".

"Sim, sim - interrompeu-me ele - desatam logo ao insulto e a dizer disparates...". E eu acrescentei: "Ou a levar a discussão para  assuntos que não têm nada a ver com o tema em discussão...",  enquanto, de súbito, me ocorria fresco ao espírito o post sobre o ovo estrelado.

10 comentários:

zazie disse...

Mas quem levou foi o PA.

Toda a gente sabe que dizer-se que não se sabe nem estrelar um ovo é isso mesmo- uma frase idiomática para referir o grau máximo de nabice.

":OP

zazie disse...

Para o caso: não faltará muito para aparecerem mulheres a dizer o mesmo.

Já existem as que dizem que cozinhar é coisa de mulheres.

E as que sem uma empregada doméstica nem conseguiam tomar banho porque não sabem lavar uma banheira (este é exemplo real)

E isto para quê? para se armarem em intelectuais ou grandes "empreendedoras".

Anónimo disse...

As mulheres dizem que não sabem pregar um prego... e diz-se isso de muitos homens também hehehe... -- JRF

zazie disse...

ehehehe

Pois é. A nabice com as máquinas é a versão feminina dessa trenguice

Vivendi disse...

E nem com um prémio nobel se resolve.

Será sempre um cultura de extremistas.

Mas agora o pessoal da esquerda consegue-se proteger muito bem. Fazem-se de coitadinhos, que se algo falha era porque não era bem aquilo que se pretendia atingir e amanhã será feito melhor, a união dos esquerdistas é algo que está bem à vista(é só ver a carrada de manifestos e manifestações que executam).

Na direita anda tudo mais disperso. Não há prevalência de uma cultura de hegemonia da direita em lugar nenhum, no ensino, função pública, na cultura e nem nos militares.

O máximo que a coletividade da direita consegue é ser rotulado de neo-liberal e para os mais extremistas de fascistas.

Vivendi disse...

Portugal não tem uma cultura superior e as pessoas vivem em um processo de decomposição de inteligência.
Falta uma atmosfera cultural, um debate cultural elevado que ligue a sociedade.

Vivendi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ok... após os ovos estrelados. Eu só faço aquilo que sei fazer bem: omeletes. Mai nada!

Mas escrevo aqui por causa do SENHOR Daniel Serrão. O meu amigo Arroja ganhou muito sobre a vida com o facto de aprender dele e com ele. Dê graças a Deus. Eu também tive esse tipo de sorte.
Abraço.

Anónimo disse...

este post é, ele próprio, um exemplo do comentário "ovo estrelado"

Camilo

Harry Lime disse...

Pois...

E o PA nunca insultou ninguém nem nunca fez ataques ad hominem...

Rui Silva