18 maio 2012

o maior erro



O maior erro que as empresas podem cometer é desencorajar a concorrência.

5 comentários:

joserui disse...

E no entanto... no capitalismo, tudo tende para o monopólio, real ou encapotado. E o objectivo das empresas concorrentes é liquidar as outras... é um problema. -- JRF

Anónimo disse...

Caro joserui,
Não há monopólios duradouros numa sociedade livre.
Pode dar-me um exemplo de um grande monopólio que tenha resistido nos EUA, mais de 30 ou 40 anos.

joserui disse...

Hmmm... 30 ou 40 anos é praticamente uma vida adulta de consumo... é bom ou mau esse prazo? Nem entendo...
Também me parece bizarro que numa "sociedade livre" seja o seu amigo estado a ter que intervir para que não exista monopólio... o seu conceito de liberdade é como o dos socialistas... liberdade sim, desde que eu concorde...
E pela conversa já estou a ver que temos um conceito diferente de monopólio... vejamos, se o Continente e Pingo Doce concorrerem com a mercearia da esquina, não há monopólio? -- JRF

joserui disse...

Concluí que não interessam os 30-40 anos... o que interessa é se o monopólio existe hoje e se nos afecta no presente... sim e não é a minha resposta...
Afecta-nos mais por exemplo a falsa concorrência e pequenês em Portugal do que os monopólios nos EUA aos americanos e lembro-me de alguns: Microsoft, Google, Apple, Monsanto, os 2-3 bancos de topo, as 2-3 petrolíferas de topo... etc...
Alguns coersivos como o caso Internet Explorer da MS ou as sementes da Monsanto, outros não coersivos como a procura no Google, o Windows da MS ou o iPad da Apple...
Nestes não coersivos, pessoalmente, acho a intervenção do estado abusiva e contra os interesses dos consumidores.-- JRF

André Miguel disse...

Óbvio, a liderança muitas vezes promove o comodismo. Drucker passou a vida a lembrar-nos este perigo.
John Roberts na sua obra "A empresa moderna" também dá excelentes exemplos.