28 maio 2012

a curva de Laffer

A curva de Laffer não é estática, a sua forma varia de acordo com diversos enquadramentos macroeconómicos. A tolerância dos agentes económicos a taxas elevadas é mais baixa em recessão e é por isso que o aumento da carga fiscal, no momento que atravessamos, é particularmente prejudicial.
Aqui fica uma análise do impacto da curva de Laffer numa perspectiva Austríaca.

1 comentário:

Eduardo Freitas disse...

Nem a de Laffer nem qualquer outra "curva", matematicamente falando, que pretenda traduzir a agregação de comportamentos humanos, individuais pela sua própria natureza (motivações, preferências temporais, emoções, etc.).

É por essa razão que alguém que anuncie pretender ser capaz de modelar a acção humana apenas sinaliza uma arrogância intelectual insuportável por desmedida. Ou, então, que esse alguém é apenas um promotor, mais ou menos disposto a revelar os seus verdadeiros intentos, de uma qualquer variante totalitária.

Recorde-se, a propósito, Keynes: "The theory of output as a whole, which is what The General Theory of Employment, Interest and Money purports to provide, is much more easily adapted to the conditions of a totalitarian state."