15 abril 2012

parabéns ao Bloco de Esquerda

Francisco Louçã falava em conferência de imprensa, na qual disse estarem neste momento em situação de dificuldade de cumprimento dos contratos de crédito à habitação junto da bancada cerca de 600 mil famílias portuguesas, “o que constitui uma situação de emergência nacional”. 
O projecto do Bloco de Esquerda, que baixou directamente a especialidade sem votação na generalidade, pretende que haja uma moratória total ou parcial das prestações a reembolsar ao banco por um período até 24 meses. 
Depois deste período, os mutuários deverão retomar os normais pagamentos aos bancos, “sem que isso dê lugar a uma revisão das condições de contrato de crédito por parte das instituições financeiras. 
Outra das principais medidas defendidas pelo Bloco de Esquerda, é aplicar, tal como na Islândia e nos Estados Unidos, um mecanismo em que as famílias no acto de entrega do imóvel ao banco tenham imediatamente extinta a sua dívida contraída.

No Público

6 comentários:

Anónimo disse...

É uma medida como qual concordo pois leva a uma maior responsabilização dos bancos na concessão de crédito.

É verdade que em Portugal não chegámos a dar créditos NINJA mas durante muitos anos a banca fomentou a sobrevalorização dos imóveis incentivando a aquisição de automóveis, recheio para a casa, férias, etc.

Ainda me lembro de ver nas montras de um grande banco qualquer coisa do género: "compre a sua casa connosco e nós oferecemos-lhe a mobília no valor de 10 mil euros".

Cfe disse...

No meio de muitas tentativas, até que enfim, Louça acerta uma

Vivendi disse...

Só está a copiar uma tendência, em Espanha já aconteceu o mesmo e o curioso foi que um dos bancos que não aceitou esta medida foi o BES. Já agora chamo também a atenção dos prejuízos acumulados pela CGD em Espanha ao nível de um BPN.

JSP disse...

O Anacleto limita-se a repetir o que já se pratica além - Caia.
Em terra de cegos ( ou onde arealidade espanhola não é "trendy")...

Unknown disse...

Parece lógico. E tinha a vantagem de evitar que os bancos avaliassem as casas por valores superiores ao seu valor real.

Anónimo disse...

Parabéns ao Bloco. Pela primeira vez concordo com eles. Já tinha conhecimento desta medida.

O regime está formatado para apoiar os plutocratas, leia-se sanguessugas.

Mikerinos