20 abril 2012

avaliação "piscicológica"


“Directrizes referentes ao tratamento dos casos de abuso sexual de membros do clero” é uma espécie de manual que explica os procedimentos que os bispos e os padres devem adoptar quando confrontados com uma situação de abuso sexual por parte de um membro da Igreja. O documento sugere também medidas para evitar o aparecimento de novos casos. Uma delas é escolher melhor os candidatos a padres. “Devem adoptar-se os meios necessários para o conhecimento aprofundado das pessoas que se apresentam como candidatos ao sacerdócio e ter-se um cuidado particular na sua admissão aos seminários, com recurso a meios de diagnóstico e à recolha de informações específicas sobre o carácter e a personalidade do candidato”, lê-se no documento. A Igreja admite recorrer à “elaboração da história psico-sexual do candidato, conjugada com o apoio das ciências médicas e psicológicas”, mas quer ir mais longe, proponde-se mesmo a investigar o passado dos seminaristas. “Procurar-se-á obter informações junto de outras instituições onde o candidato tenha estado, de modo a obter um retrato o mais fiel possível do seu quadro psicológico”, recomendam as directrizes.

Ionline

Discordo completamente desta abordagem. As "ciências médicas e psicológicas" não estão suficientemente evoluídas para dar um contributo para a selecção e admissão de seminaristas. As únicas pessoas que estão em posição de dar esse contributo são os padres que estão nas comunidades.
A CEP, neste caso, não me parece ter demonstrado a reflexão e a sapiência necessárias para abordar um tema tão delicado.

39 comentários:

Ricciardi disse...

Bem, olhe, como sabe, caro Joachim, eu sou muito liberal. Assim, o remédio mais certeiro para este problema, vá por mim, é dar liberdade de escolha aos padres.
.
Às quinta-feira, para quem quisesse, abria-se uma excepção ao regulamento interno da Igreja. Estou convencido que Deus não se chateava com isso e o Diabo deixava de ter argumentos para os tentar.
.
Rb

zazie disse...

ehehehhehe

Se fosse às sextas eram santas

":O)))))

Harry Lime disse...

Jaquim,

Tendo em conta a quantidade de casos de homossexualidade e pedofilia, acho boa ideia fazer um background check a todos os gajos que querem ser padres.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Jaquim,

Tendo em conta a quantidade de casos de homossexualidade e pedofilia, acho boa ideia fazer um background check a todos os gajos que querem ser padres.

Rui Silva

zazie disse...

Assim fizessem o mesmo aos políticos que tomam conta de orfanatos laicos e estatais.

Ricciardi disse...

«Se fosse às sextas eram santas» zazie
.
... e se fosse aos sabados eram Sabbath's. Mas Sextas-fReiras santas parece-me bem.
.
Rb

zazie disse...

ahahaha

Os sabbaths são dias interditos, meu. Não te esqueças que o calendário das quecas judaicas é muito casto.

":OP

Ricciardi disse...

Opá, mas, vamos ver, eu estou convencido que o problema não está no históricozinho dos jovens candidatos a padres, mas sim no que essa restrição causa durante o oficio.
.
Na verdade eles não tem culpa; é a natureza das coisas. E depois chibatam-se, na tentativa de mortificar o desejo. Devem ter momentos de desespero. Afogam-se, literalmente. E sobe, sobe, sobe tanto que inunda o cerebro.
.
Eu sei, têm sempre a possibilidade de usar meios analógicos, senão mesmo digitais, para suster a coisa; no entanto, também nesses casos, transformaram a coisa em pecado. Aliás, mesmo parados e a sonhar já estão a pecar. Ora, isto chateia os padres. Aborrece-os diariamente. Têm sempre aquela sensação de que estão a cometer um pecado, mesmo sem o praticar. Mas sabem que Deus está ali a vigiar.
.
Ao mesmo tempo vem-lhes à ideia aquela mulher da 3ª fila a contar da direita, ou aquela outra que trabalha na mercearia do bairro e que trata das hostias e da limpeza dos copos de celebração. Sentem-se mal e, desesperados, mas bem intencionados, pedem muito a Deus para os ajudar a superar a tentação...
.
... e Deus diz-lhes, mas eles não ouvem porque o cerebro está inundado, ó padre zé, meu filho, Eu tenho observado, e estás a ser um totó do caraças. Alguma vez te disse para deixares de amar uma mulher? pareces tolinho pá, deixa-te de merdas, estás a ouvir-me. Olha vou mandar-te a maria da mercearia para te lavar a batina... e avariei a maquina de lavar para ela ir para o tanque. Vá, siga. Tás ouvir pá.
.
E o padre zé não ouve nada, sentado no sofá, vê a maria a passar com a batina na mão rumo ao tanque; e ele fica a apreciar os movimentos da maria; e a maria a olhar de canto a ver se o padre zé repara nela. E o zé a rezar a quem enviou a maria para lhe dar força para resistir.
.
Rb

zazie disse...

Rapaz- Eu sou mais realista. Há muita gente sem ser padre, até ateia, que nem f, nem sai de cima.

O que mais existe é "apatias" dessa ordem.

Por outro lado, se há tarefa sobre-humana é desencaminhar um padre.

Acredita. Parece fácil e tal e coisa e muitos até dão bola ou provocam, mas em pondo os pontos nos is, cortam-se.

zazie disse...

Portanto, eu acredito na sublimação.

E também nos sonhos molhados.

Que diabo. Se assim não fosse para que andava o mundo a inventar tanto estímulo artificial, tanta traquitana postiça.

zazie disse...

Tu não entendes estas coisas porque és morgadinho da cubata e só pensas nas 5ªs feiras.

":OP

zazie disse...

Quanto ao resto concordo com o Vaticano.

A psicologia não é infalível mas a despistagem de taras pedófilas lá poderá fazer, ainda que em parte.

Quanto ao historial da paróquia, está visto que existe e uma coisa não nega a outra.

Mas acho bem que se faça despistagem.

Harry Lime disse...

Então mas sexo não é so à quinta-feira?

Rui silva

Ricciardi disse...

«Portanto, eu acredito na sublimação.»
.
Eu também acredito, quando é feita numa perfeita liberdade pela opção.
.
Apesar de que, pode-se sempre dizer que, só vai para padre quem acha que pode conviver com essas 'subliminações', mesmo que depois não se consiga. Quer dizer, não interessa se o padre 'escorrega' de vez em quando, ou se não escorrega, interessa, isso sim, a capacidade de resistencia. É isso que admiro. Toda a gente peca, mas cada pessoa sofre com intensidade diferente dos outros, logo a sua abnegção é superior a um outro que até nem produz testoterona.
.
No entanto, eu vou mais longe, não encontro Virtude nessa restrição, mesmo sob ponto de vista da subliminação. Estás a ver?
É uma carga de trabalhos sofridos sem produzir Virtude alguma. A não ser que a Virtude seja aferir acerca da capacidade de resistencia de um homem. Porque não é possivel que um padre não seja tentado várias vezes ao dia; tentado em várias coisas, obviamente, não só essa; mas essa, a do sexo, tem a ver com uma Virtude divinal; caso contrario Deus não a teria feito.
.
E isto não tem nada a ver com o DOM ou a VOCAÇÃO das pessoas proponentes a padre. A Vocação não está em não ter relações sexuais, como legislou, a determinada altura, a Igreja, mas sim praticar e espalhar a mensagem de Cristo.
.
Rb

Anónimo disse...

Zazie,
Não seja cientóina. Não há ciência que seja capaz de despistar pedófilos e mais, na maior parte dos casos não se está a falar de pedofilia, mas de pederastia.

zazie disse...

Joaquim- vai uma aposta que a maioria tem escrito na focinheira.

O problema não é ser cientóina. O problema é a psicologia ter acabado quando se tornou científica

":OP

zazie disse...

Ricciardi:

Neste caso, o único problema é terem tara pedófila. Com o resto sempre se viveu bem

(e com a pedofilia também, digo eu, que nunca achei que seria novidade)

zazie disse...

Eu não sei. Há coisas que desconheço e, portanto, não me pronuncio acerca delas.

Mas acredito plenamente que haja vocação para tudo e que se viva naturalmente sem muita coisa.

Olha, também aos ateus faz confusão como podem existir extases místicos ou as coisas que se passam dentro de uma igreja e nas calmas que são capazes de os viver se a coisa se passar num hapenning artístico.

zazie disse...

Se me disseres que é estranho não se ter contacto com um corpo de outra pessoa, sim. Acho estranho. Mas eles têm, andam sempre em abraços uns com os outros e com tocam em toda a gente.

Foi mesmo à conta dessa mania que podem tocar em tudo- um apertão nas bochchinhas, umas bocas aos olhinhos e umas perguntas indiscretas, que atrapalhei um cura da Guarda.

Era só mexidelas e eu andava em viagem há mais de um mês sem vir a casa, o tipo pergunta-me se eu era senhora ou menina e aí disse-lhe que "sei lá, se quiser, para si até sou já menina".

O cabrão cortou-se.

zazie disse...

Outra coisa- não mitifico o sexo. E desconfio de quem o mitifica, se queres saber.

Uma coisa natural, existe e pronto. Não tem nada de especial. Não há stress por falta ou por performence.

E o que mais existe é gente impotente ou frígida que só fala nisso e faz um bicho de 7 cabeças como se fosse uma doença.

zazie disse...

Diga lá: aquele Jorge Ritto- era possível que não fosse aquilo de que foi acusado.

Não está escrito na fuça?

Está pois. E dos outros também.

Anónimo disse...

O perfil de pedófilo -uma psicopatia- já existe antes de ingressar no Clero.

zazie disse...

Pois existe.

E é demagogia dizer-se que se pudessem casar o perigo desaparecia.

Como é óbvio os pedófilos não casam com crianças.

Mas tendem a ser homossexuais. Daí que a triagem do Vaticano seja pragmática.

Ricciardi disse...

A pedófilia é uma doença, a homosexualidade não é.
.
A mim, sinceramente, mete-me confusão haver uma instituição que regule o desejo natural, a vontade de ter filhos ou constituir familia.
.
Não aceito isso. Pronto. Só aceito que cada padre possa ter a sua própria opção a esse nível concreto. Uma coisa é exigir Virtude aos padres para se manterem no oficio. Virtude que tem apenas a ver com o Exemplo dos Mestres. Outra coisa é pedir a um padre para fazer coisas contra-natura.
.
Qualquer dia decide o concilio que, a bem da abnegação e subliminação, cada um tem que reter o xixizinho da manha até ao fim da tarde - o que esse Deus quer Deus tem. É claro, mesmo com essa nova regra haveriam padres, porque há gente com esse DOM e Vocação, mas tenho a certeza absoluta que, volta e meia, grande parte deixaria escapar umas mijinhas às escondidas.
.
Isto não faz sentido algum. Só o faz à luz de um regimento que usa esse poder alimentado por razões economicas da Instituição.
.
Eu compreendo isso, mas, a Igreja deve encontrar respostas para esse problema de outra forma. O mundo da idade média já passou.
.
Por exemplo, porque não permitir que se pratique o Dom que se tem como padre estando casado e tendo filhos. Deixará um casado ou um pai de ter menos vocação?
.
Não pode um pai ou marido de mulher ser um excelente propagador da Palavra?
.
E isto leva-me à conclusão final que é a opção de cada um livre, com tarefas distintas, entre uns e outros. Quer dizer, a Igreja que estude o caso e diga que podem ser padres os solteiros, os casados e os viuvos, com filhos ou sem filhos, mas que para as missões serão previligiados os solteiros por razões de ordem de sustento da familia dos outros. Pronto pá, em
que que isso contraria a palavra de Cristo?
.
A mim parece-me que a Igreja está a impedir o casamento dos padres, para não reconhecer que a concorrencia Protestante está mais certa neste aspecto. É uma luta de galos, do tipo ideologico-partidario entre os socialistas e liberais.
.
Rb
Rb

zazie disse...

Isso é ao lado.

A questão de que se está a falar é de evitar abusos de crianças. Mais nada.

A pedofilia é uma tara. Isso de doença tem costas largas.

É tara que ataca homossexuais. A pederastia é um gosto- uma preferência dos homossexuais, principalmente.

zazie disse...

E tu desvias para o casório mas ficas sem resposta para a questão dos pederastas e pedófilos.

E o post fala exclusivamente disto.

Os protestantes não têm tanto problema porque também não têm frades nem freiras.

zazie disse...

Se a coisa tiver a ver com internatos o perigo é geral.

Ponto final.

Ricciardi disse...

Tábem, é ao lado, mas o que é me interessa discutir acerca de doentes mentais ou taras mentais de tipos, padres ou não? nada.
.
Se é tara, se é doença existe na sociedade, em padres e leigos.
.
E todas as medidas que visem acautelar a entrada dessa gente é bem vinda.
.
Não posso culpar a Igreja por actos pedofilos de alguns padres. Isso não faz sentido. A não ser que se possa de alguma forma ter conhecimento prévio disso ou indicios ou esconder os casos perpectuando o crime.
.
Mas posso culpa-la por regras que, na minha perspectiva, castram o impulso normal de um homem e que é ter filhos e mulher, se quiserem, sem prejudicar a sua Vocação profissional. E como castram essa possibilidade sob pena de expulsão, uma boa quantidade de padres é obrigado a ser infeliz.
.
Rb

zazie disse...

Mas interessa à Igreja evitar que eles entrem.

Tão simples quanto isso.

O resto estou-me pouco lixando. Cada um vai para o que quer. Não existe internamento compulsivo de jovens para serem padres ou monges.

zazie disse...

A questão interessa à Igreja por 2 motivos.

Têm internamento de jovens para irem para padres ou freiras.

Têm padres e freiras em internamentos de jovens abandonados. Fazem esse trabalho social.

São dois locais onde a possibilidade de existirem essas coisas é enorme.

Os laicos fazem-nas e negam e pedem indemnizações ao Estado.

Os padres falam verdade e a Igreja não vai tapar- prefere evitar.

Taõ simples quanto isto. Os ateus hipócritas escradalhos é que caem em cima da pedofilia da Igreja mas chamam cabala ao caso Casa Pia.

zazie disse...

Quanto ao resto, porque é que não te lembras de fazer uma vigília no Tibete contra a proibição daquelas crianças terem uma vida sexual normal?

zazie disse...

E quem diz nos budas diz em praticamente todas as castas religiosas.

E se és marrano, devias preocupar-te mais com as normas rabínicas.

Fernanda Viegas disse...

No meu modesto entender, é na própria incubadora que se gera a besta. As circunstâncias são propícias ao dasabrochar das taras. Quando era garota dizia que queria ser freira.Imaginava-me nos claustros de um qualquer convento, entre odores de alfazema e de um jovem padre, ao som de um cântico gregoriano, numa tórrida relação carnal.Todo aquele ambiente já me destabilizava as hormonas. Hoje, ainda tenho uma pequena tara: dançar o tango argentino numa catedral, ao som do bandonéon e envolta nos incensos e mirras(e nos braços do meu par, claro).

Ricciardi disse...

Bem, eu só me preocupo com aquilo que considero. Os rabinicos que se amanhem; e os budistas também.
.
Essa tua lógica não faz sentido. Tu sabes bem que as pessoas da Igreja, e refiro-me aos cardeiais, à cupula, nem estão em sintonia nas matérias, e não é por isso que deixam de ser católicos.
.
Sou católico, mas não sou dogmatico e, mais importante, desconfio sempre dos propositos dos homens...
.
Rb

zazie disse...

V.s estão a precisar de ver este documentário para não serem tão jacobinos

http://www.youtube.com/watch?v=TnJ8vcrWvfU&feature=related

zazie disse...

Se os rabinso que se lixem e os budistas também, por que não o mesmo em relação à Igreja católica?

Eu não tenho nada a ver com as regras deles e nunca pensei em ser freira.

Eremita, talvez, tinha a mania de ser guarda florestal, por efeitos da Beat Generation.

zazie disse...

Mas eu não sabia que tu eras católico

ahahahahahah

Tu às vezes és rabino. E conhecemos-nos aqui quando eras apenas cristão e enti-católico

":O)))))

Eu sou católica badalhoca e nem comunhão fiz, ia chagar o padre do bairro com isso? ou mandar cartas abertas ao Papa?


Estou-me pouco lixando- o meu mundo anda perto da área do meu quintal.

No máximo, não ultrapassa Badajoz.

Ricciardi disse...

Bem, que se lixem todos. Mas eu gostava de ser padre, confesso, mas sem a desvantagem que sabemos. ehehe.
.
Agora, esse video deve ser coisa boa. Como aqui a net é ultrarápida, para um filme com DUAS horas, vou à praia dar um mergulho, comer umas tapas, acompanhado da loira Cuca e da preta da Superbock e, daqui a QUATRO horas, talvez já tenha feito o download da coisa para ver à noite.
.
Cheers.
.
PS. Maria a tua descrição foi um assombro. Até visualizei a cena, coisa muito rara e que só Lobo Antunes me consegue por a fazer.
.
Rb

zazie disse...

Desgraçados dos filhos, tinham de apanhar com sermão a dobrar

":OP