21 março 2012

the Greek way

A receita de IVA (imposto sobre o valor acrescentado) caiu nos dois primeiros meses do ano 1,1% face ao período homólogo de 2011. Mas não foi apenas o IVA que perdeu colecta. O IRC, imposto sobre o rendimento colectivo, acusou um decréscimo de 46%. A receita fiscal recuou globalmente 4,3% face ao período homólogo, para um total de 6259 milhões de euros.
...
Com a receita em queda, a despesa do Estado cresceu 3,5% face ao mesmo período do ano anterior, embora a despesa primária – que não incluiu os gastos financeiros, nomeadamente, o serviço da dívida – tenha caído 0,3%. A redução significativa de pessoal nos estabelecimento de ensino não superior é apontada como uma das principais razões para este decréscimo.
Globalmente, o défice do subsector Estado atingiu os 799 milhões de euros em Fevereiro, 191,1% mais que no mesmo mês de 2011. Os subsectores da administração regional e local apresentaram saldos globais positivos, sendo, no primeiro subsector, de 16 milhões de euros e, no segundo, de 32,9 milhões de euros.


Público

Sem comentários: