28 março 2012

a ética protestante

Eis o que dizem os autores deste livro sobre a ética protestante:

Embora seja verdade que países predominantemente protestantes, como a Holanda e a Inglaterra, foram os primeiros casos de sucesso económico da era moderna, há pouca relação entre a religião e o desenvolvimento económico. A França, um país predominantemente católico, rapidamente acompanhou o crescimento económico dos holandeses e dos ingleses no século XIX, e a Itália é hoje tão próspera como qualquer uma dessas nações.
Olhando mais para Oriente, vemos que nenhum dos casos de sucesso da Ásia Oriental está relacionado com religiões Cristãs, portanto não há muita evidência para relacionar o protestantismo com o sucesso económico.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro PA,

Os autores do livro que tenho vindo a citar, põem o ênfase nas instituições políticas, como elemento fundamental para o desenvolvimento.

O exemplo dos Nogales corresponde a duas regiões com a mesma cultura, como aconteceu em Berlim e como referiu, tb acontece na Coreia.

Lionheart disse...

A Ásia tem o Confucionismo que valoriza a ética do trabalho e o saber. A França deu origem ao Iluminismo e a Itália Itália ao Renascimento. De certeza que também não foi nenhuma "ética" católica a gerar o crescimento dos franceses e italianos.