24 fevereiro 2012

a origem dos princípios a priori

Donde provêm o princípios a priori? Por definição, não podem resultar da experiência vivida por cada um de nós porque antecedem essa experiência e são válidos em quaisquer circunstâncias.
Podem, porém, resultar de uma experiência ancestral da nossa espécie. Podem resultar de uma seleção natural dos indivíduos que manifestaram uma tendência inata para reagir de determinadas maneiras ao seu meio ambiente.
Essa experiência ancestral, a que poderíamos chamar memória da espécie, evoluiu ao longo de milhões de anos e ficou associada a determinados genomas com expressões neuronais específicas que nos obrigam a pensar dentro de certos parâmetros.
Eu não necessito de demonstrar que a distância mais curta entre dois pontos é uma recta porque os meus antepassados longínquos foram selecionados para aceitar a evidência deste princípio. Os que “iam dar uma volta ao bilhar grande” para chegar de A a B, extinguiram-se.
Gosto bastante desta interpretação sobre a origem dos princípios a priori porque remete todo o conhecimento para a experiência. A experiência da espécie, relativamente ao conhecimento apriorístico e a experiência pessoal relativamente ao conhecimento empírico.

Sem comentários: