28 julho 2011

para pensar

Deuteronómio 5:4-6

4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.


Os textos sagrados reflectem a experiência e os valores universais da espécie humana. No Deuteronómio, "Deus alerta" para que os filhos sofrerão pelos pecados dos pais. Eu julgo que esta é uma verdade que não devemos ignorar.
Quando alguém se torna num assassino, por exemplo, os filhos, os netos e até os bisnetos sofrem as respectivas consequências. São olhados com suspeição e têm mais dificuldade em singrar.
Quem é que vai querer relacionar-se, por exemplo, com a família do Anders Breivik? Quem é que vai deixar de olhar para os noruegueses (a tribo do Anders) sem se lembrar da chacina do dia 25 de Julho?
Este reflexo é um verdadeiro instinto de defesa que faz parte da natureza humana. Estamos vivos porque os nossos antepassados souberam evitar pessoas problemáticas.

Sem comentários: