14 maio 2011

realismo vs. idealismo

As ideologias - como o liberalismo e o socialismo - foram uma reacção laica do protestantismo à doutrina católica que durante mais de milénio e meio governou o mundo ocidental. Em que é que as ideologias protestantes se distinguem do pensamento católico, a tal ponto que a compreensão mútua entre, digamos, um finlandês e um português, em muitos aspectos da vida, é praticamente impossível?

Tratarei aqui de um desses aspectos - o do ponto de partida do pensamento ou análise. A ideologia tipicamente começa por pensar a sociedade, imaginar a sociedade ideal, e depois prega ou impõe que as pessoas mudem os seus comportamentos por forma a adaptarem-se a essa sociedade ideal. Assim, no socialismo, a sociedade ideal é uma sociedade onde todos são essencialmente iguais, e os socialistas acabam todos a pregar a igualdade ou a impô-la através do poder coercivo do Estado. Para o liberalismo, a sociedade ideal é aquela onde cada homem é livre de fazer aquilo que quer, sujeito à restricção de não produzir dano aos outros, e o liberais acabam todos a pregar a liberdade, já que ela não se pode impôr.

Muito diferente é a abordagem católica. Ela não começa por pensar a sociedade, mas a pessoa humana, pondo a primeira e mais decisiva de todas as questões - o que é um homem (ou uma mulher)? Só depois de responder a esta questão, e apurar cuidadosamente as diferenças entre um homem e uma mulher, o pensamento católico dá o passo seguinte, que é o de pensar a comunidade humana. E o próximo passo não é o de pensar uma grande comunidade humana, como uma nação, mas o de pensar a comunidade humana mais elementar, que é aquela que é constituída por um homem e uma mulher - a família. A partir daqui passa a analisar a comunidade local (freguesia, paróquia), e é por este processo de bottom up que chega à nação e, por fim, a toda a humanidade.

O pensamento católico olha as pessoas - homem e mulher - tais como elas são, e daí uma das suas características principais - o seu realismo. Pelo contrário, as ideologias, no seu processo top down, não aceitam o homem e a mulher tal como eles são, mas procuram modificá-los por forma a que eles sirvam os fins da sociedade ideal. Aquilo que caracteriza o pensamento ideológico é o seu idealismo, e é neste sentido também que todo o pensamento ideológico é construtivista. Ele visa mudar as pessoas de modo a construír uma sociedade ideal.

Sem comentários: