25 abril 2011

25 de Abril, sempre!

O que é que eu estava a fazer no dia 25 de Abril de 1974?
Meus caros, para vos aguçar o apetite, deixem-me começar por vos dizer que esta é a primeira vez que revelo, em público, as minhas atividades nesse dia de há 37 anos atrás. Tinha eu 23 e estudava medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa.
Não tinha qualquer atividade política, como a grande maioria dos estudantes desse tempo, e não tive qualquer conhecimento prévio do golpe de estado iminente.
No dia 24 à noite, depois de um café na esplanada do café Londres, fui simplesmente para casa com uma colega da faculdade e passámos a noite e a madrugada do 25 a ... estudar anatomia e fisiologia.
De manhã, ainda exausto da direta, soube pela rádio que havia uma revolução e que era aconselhável permanecer em casa. Vai daí, vestimo-nos à pressa e saímos para a rua... Estava tudo calmíssimo e acabámos a tomar o pequeno almoço na Av. de Roma.
Tudo o que recordo do 25 de Abril, foi portanto uma intensa noite e madrugada de estudo. Ora sendo um fervoroso adepto do trabalho e do esforço individual, não é de estranhar que para mim:
- 25 de Abril, sempre!

Sem comentários: