26 março 2011

valores femininos

Portugal é uma sociedade de valores predominantemente femininos e isso contrasta com as sociedades do norte da Europa e da América do Norte que são sociedades onde predominam os valores masculinos.
Não existe, em princípio, nada de mal - bem pelo contrário - numa sociedade onde predominam os valores das mulheres e onde a generalidade dos homens - em certo sentido, que não o pejorativo - são efeminados, no sentido em que tomam de empréstimo comportamentos e atitudes que são próprios das mulheres.
Uma sociedade de valores predominantemente femininos pode ser uma sociedade excelente sob todos os pontos de vista, desde que exista algum equilíbrio com os valores masculinos. Porém, aquilo que ocorre actualmente em Portugal é um extraordinário desequilíbrio com pendor dos valores femininos, e a correspondente cedência dos valores masculinos. os valores femininos que já prevaleciam nos ambientes privados (v.g., família), passaram também nos últimos 30 a 40 anos a prevalecer no ambiente público, com a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho e na vida pública. Escusado será dizer que isto não se fez sem elevados custos sociais, em primeiro lugar para as próprias mulheres.
Como seria uma sociedade constituída exclusivamente por mulheres? Seria uma sociedade onde ninguém se entenderia acerca da governação, onde todas falavam, cada uma na sua direcção, mas sempre incapazes de chegar a consensos, e muito menos a decisões. Seria uma sociedade ingovernada, económica e politicamente paralisada, e por isso, sempre à beira da ruína financeira. Seria uma sociedade caótica. Seria um Portugal, na situação em que se encontra, um pouco mais exagerado.
Muito diferente seria uma sociedade constituída exclusivamente por homens. Seria uma sociedade agressiva, pronta a explodir em violência e a destruir-se. (A Alemanha, uma sociedade de valores predominantemente masculinos, forneceu dois exemplos de auto-destruição no último século). Uma sociedade só de mulheres seria uma sociedade caótica, paralisada, mas ainda assim viável. Pelo contrário, uma sociedade só de homens destruir-se-ia rapidamente pela violência. Este exercício de abstracção serve para mostrar que, no limite, uma sociedade de valores femininos é preferível a uma sociedade de valores masculinos porque, apesar de tudo, preserva a paz e, em última instância, a vida.
Assente este ponto, a pergunta: e quando é que uma sociedade de mulheres se torna governável? A resposta é: quando lá aparecer um homem.

Sem comentários: