06 março 2011

liberalismo e conservadorismo II

O que é o liberalismo? O liberalismo é uma filosofia de vida em sociedade que parte do reconhecimento de direitos individuais inalienáveis, e da soberania popular, para uma organização social e política que respeite estes princípios.
O paradigma das sociedades liberais é a chamada democracia liberal e capitalista. Nestas sociedades, os resultados colectivos são o produto agregado da ação individual. Dos esforços que cada indivíduo desenvolve na busca da sua própria felicidade.
As instituições sociais, numa sociedade liberal, na são construídas de cima para baixo, como no socialismo. Emergem de baixo para cima, consolidando-se ao longo do tempo. O resultado, podemos afirmar, é quase sempre imprevisível, embora retrospectivamente pareça linear.
Liberalizar significa criar oportunidades para que cada cidadão possa, livremente, buscar a sua felicidade. Não significa destruir ou arrasar as instituições existentes e esperar que outras, mais democráticas, surjam do nada. Um liberal nem sempre saberia por onde começar, uma vez que a destruição seletiva já pressupõe uma visão construtivista.
Daí que o conservadorismo seja um elemento sine qua non do liberalismo. O verdadeiro liberal parte da análise da realidade social concreta e apenas procura soluções que expandam a liberdade individual. Em liberdade, emergirão novas opções, mais alinhadas com o Bem Comum.
Pequenos passos que vão, por assim dizer, na direção certa. As revoluções sabe-se como começam, mas nunca se sabe como acabam (Lenine).
O conservadorismo é um aliado do liberalismo.

Sem comentários: