19 outubro 2010

Que Portugal realmente temos?

No passado domingo, participei num debate da RTP-N a propósito do Orçamento de Estado que, a certa altura, descambou para a questão do euro. Afirmei eu que, na presença de diferenças muito significativas de competitividade/produtividade entre certos países como Portugal e a Alemanha que continuam a agravar-se, a nossa presença na moeda única seria questionada muito em breve. De seguida, afirmei ainda que, associado a uma eventual saída do euro, teríamos de beneficiar de um perdão de dívida. Da discussão que se seguiu - na qual os meus três interlocutores, em particular o meu professor de Economia Política dos tempos de faculdade, João Loureiro, se lançaram, eficazmente, contra mim - chegou-se, na minha opinião, a uma visão fantasiosa daquela que é a realidade portuguesa. Assim, a ideia de que, através de reformas estruturais (educação, justiça, etc), chegaremos no futuro próximo a um estádio de desenvolvimento que nos permita reduzir drasticamente as diferenças de produtividade face aos nossos parceiros europeus é disso exemplo. Como é, também, a ideia de que, tal como muitas vezes se diz, exista mesmo interesse em afrontar os interesses instituídos. Veja-se a Justiça que, de forma unânime, é citada como o sector do Estado que pior funciona em Portugal, carecendo de reformas muito profundas, mas que não chega sequer a receber 3% das dotações orçamentais com que esse mesmo Estado se gere. Além disso, nesta vaidade de querermos assumir que, como país, somos iguais a todos os outros que fazem parte dessa Champions League de nações que compõem a moeda única, poucos parecem aceitar - a maioria, aliás, nem sabe - que o nosso historial e reputação enquanto país devedor é particularmente negativo, pois, tal como a Grécia, passámos os últimos duzentos anos a renegar aos nossos credores. Vem isto a propósito de que, hoje, o economista Kenneth Rogoff, cuja obra "This time is different" eu tenho citado abundantemente (incluindo no tal programa da RTP-N), afirmou num debate na Assembleia da República que "um default por parte de Portugal não seria pior que uma intervenção do FMI". Enfim, não estando eu a defender a saída do euro - antes a defender a inevitabilidade de sairmos do euro - regressarei a este assunto logo que tiver as ideias mais alinhadas. Para sova intelectual já bastou a de domingo!

Sem comentários: