- Porque é que fazemos de conta que não somos mortais?
Entre os cânticos religiosos que a TV emite da Sicília e um zapping pela Net, escuto o Sr. Christopher Hitchens “perguntar-me” porque é que fazemos de conta que não somos mortais?
- Chris, nós não fazemos de conta que não somos mortais. Em Deus, nós somos imortais. Ah, já me esquecia, tu não acreditas em Deus - não compreendes o conceito de Deus.
Somos imortais porque as marcas que deixamos na Terra sobrevivem à nossa morte física. Uma marca biológica, se tivermos filhos ou se praticarmos o Bem e uma marca cultural, se dermos um contributo válido para a civilização.
Releio um texto de Aquino à procura de uma reflexão sobre a inteligibilidade de Deus. Aquino está aqui ao meu lado a explicar-me que não é possível conhecermos Deus porque os Seus atributos são ininteligíveis para a mente humana.
- Chris, Aquino morreu? Eu penso que não.
Deus é grande (God is Great) porque, representando a eternidade e a verdade, nos permite ultrapassar a finitude da nossa passagem pela Terra e pensarmos no contributo que podemos dar à humanidade.
Aquino juntou-se a Deus há 734 anos. Foi grande porque a sua alma continua entre nós. Afirmar que Deus não é grande (God is not Great) é uma infelicidade porque é o mesmo que afirmar que o Homem não é Grande (Man is not Great).
- Chris, não é inspirador amesquinhar o espírito humano.
Sem comentários:
Enviar um comentário