27 agosto 2010

um esclarecimento de jacob préty

De Jacob Préty recebi o seguinte esclarecimento, com pedido de publicação, que passo a transcrever:


«Caro Dr. Rui,


À tarde comparei os textos e constatei que a tua queixa, de fato, é verdadeira. Grande parte da conclusão do ensaio é idêntica ao teu artigo, cuja publicação foi preliminar a composição do meu. Combato com veemência qualquer tipo de infração contra o direito autoral e lamento profundamente a agressão. Plágio, para mim, muito além da questão legal, constitui-se num erro moral vergonhoso e repugnante. Sei que as circunstâncias do ocorrido se tornam pequenas mediante a gravidade do fato, por isso, a elas, não me referirei aqui. Retirei o ensaio do link, vou recompor a parte conclusiva dentro dos padrões legais e, com teu acordo na parte que te diz respeito, em breve, voltarei a publicá-lo. Meu sincero pedido de perdão.


Jacob Pétry

Nova York, dia 26 de agosto de 2010»



Acrescento que num outro email, este de natureza particular, Jacob Pétry me esclareceu integralmente sobre o sucedido, isentando-o, os factos que teve a amabilidade de me confidenciar, de qualquer responsabilidade e da necessidade de os tornar públicos. Nestas circunstâncias, não há lugar a pedido de desculpas, mas apenas e tão-só ao necessário esclarecimento que já ocorreu. Desejo ao Jacob Préty os maiores êxitos profissionais e felicidades pessoais.

Aproveito para agradecer as várias manifestações de simpatia que me foram manifestadas na net, vindas de amigos e de pessoas que muito considero, e que revelam que a net é um poderoso instrumento de tutela e de garantia das liberdades individuais.

A todos quero agradecer publicamente, sendo minha intenção que o assunto fique por aqui.

Rui Albuquerque

Sem comentários: