Sou um grande fã e utilizador do Street View da Google. Permite-me uma localização rápida dos sítios que me interessam e um reconhecimento visual que os mapas vulgares não permitem. Uso-o no computador e até no telemóvel, quando não consigo encontrar de imediato o que pretendo.
Antes de viajar, recorro ao Street View para planear a reserva de hotéis, restaurantes e lugares a visitar. Com certeza que é preferível instalarmo-nos numa rua aprazível, numa zona simpática da cidade e o Street View é insuperável a fornecer-nos elementos para fazermos essa determinação.
Quando a CNPD proíbe a captação de imagens pela Google, está certamente a prejudicar a indústria do turismo e as entidades oficiais devem equacionar esta vertente do problema.
E a questão de princípio? Não estaremos perante um caso de violação da privacidade?
Na minha opinião não. A Google utiliza fotos tiradas na rua e que portanto são públicas por natureza. Mas o assunto merece ser discutido e todos os interesses em jogo analisados. Talvez a lei deva ser alterada. Talvez Portugal e a sua indústria do turismo queiram sair do radar internacional.
Não estamos é perante um assunto tão banal que deva ser entregue à burocracia, à polícia e aos tribunais. Este assunto interessa a todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário