26 junho 2010

wishful thinking

A Associação Têxtil de Portugal (ATP) diz que as paralisações na China farão aumentar os custos de produção, aliviando a pressão sobre o preço das exportações portuguesas.

"Mais do que o aumento dos custos de produção, importa o aumento da capacidade de consumo, o que faz com que a China passe a exportar muito menos e a um preço superior", explicou João Costa, presidente da Associação de Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), comentando o aumento da agitação laboral na China.
O mesmo responsável avançou à "Lusa", que "se os trabalhadores chineses começarem a ter níveis salariais superiores, vai haver um aumento da capacidade de consumo, o que é uma notícia extraordinariamente positiva", pois "a partir daí muita produção que é colocada no mercado internacional e que pressiona fortemente o preço das nossas exportações acabará por ser fortemente aliviada".
"Mesmo que a subida dos salários não desencadeasse um aumento de custos [de produção], o aumento do consumo era suficiente, porque ao passarmos a ter um país (1.400 milhões de habitantes) com um consumo de jeito, há um alívio e uma melhoria substancial dos preços internacionais", acrescentou João Costa.

Via DE

Sem comentários: