02 abril 2010

os norte-americanos são estúpidos

Na sua crónica no i, João Cardoso Rosas abordou, esta semana, o tema da política de saúde. O texto é um clássico do estilo ímpar de JCR, armadilhado do princípio ao fim.
Começa como uma espécie de redacção, das que se faziam no antigo sétimo ano do liceu, na disciplina de Organização Política e Administrativa da Nação. Vai cativando o incauto leitor com a “simplexidade” do argumentário até, por fim, desferir a chamada “punch line”, numa espécie de Ashi Guruma (golpe de judo) irresistível.

Diz então o lente de Teoria Política:

Por todas estas razões foi tão difícil a Obama aprovar a sua reforma da saúde no Congresso, e será agora igualmente difícil implementá-la. Da mesma forma, seria muito difícil, num país europeu, pôr em causa a universalidade do sistema nacional de saúde, como parecem pretender fazer em Portugal alguns dos apoiantes de Passos Coelho. Tanto mais que, pelo menos na questão específica da prestação de cuidados de saúde, a ideologia americana está errada e a europeia está certa.
Ahahahahahah

Se é possível demonstrar (cientificamente?) que há ideologias certas e ideologias erradas, para que servem os cursos de ciência política?
Ahahahahahah

Sem comentários: