30 abril 2010

os grandes heróis gregos


Gostaria de dedicar um elogio aos gregos que mantêm as suas actividades na economia informal, que na Grécia representa 25% do PIB.
Graças a eles, a dívida pública grega não é superior a 94% do PIB e, em 2009, o défice público não ultrapassou os 9%. Dados que se comparam razoavelmente com os dos países tidos por sérios.
Esta diferença entre os dados oficiais e os dados reais (contabilizando a economia informal) vai ser decisiva para salvaguardar a soberania do estado grego e fornecer uma rede para proteger o país de uma queda fatal.
Os “gregos informais”, aos meus olhos, são resistentes e até heróis. São paladinos da iniciativa privada e espíritos independentes, pessoas que arriscam os seus próprio recursos, criando e distribuindo riqueza aos seus concidadãos.
Tivessem-se eles rendido à economia formal, alguém pensa que o governo grego, dispondo de mais receita fiscal, teria sido mais responsável? Por favor!
Felizmente, graças a esta informalidade, cada grego dispõe de cerca de 6.800,00 €/ ano para atravessar a crise a que a incompetência dos governantes conduziu a Grécia.

Sem comentários: