27 novembro 2009

marcelo rebelo de sousa ou paula teixeira da cruz?

Pergunta o Luís Rocha, um querido amigo e fundador do blog social-democrata Blasfémias, o que me leva a pensar “que o Marcelo [Rebelo de Sousa] irá mudar o que quer que seja no paradigma reinante?”

Parece-me que a pergunta não está devidamente formulada, por duas razões: a primeira, porque não acredito no voluntarismo político (eu bem sei que vocês, os social-democratas, não pensam noutra coisa), a meu ver, causador frequente de desilusões e tragédias. Não poderia nunca, por isso, opinar sobre algo em que não acredito. A segunda, porque o PSD não tem nada para mudar, por não ser coisa nenhuma. Isto é, o "paradigma reinante" é que não há paradigma que reine. Então, do que o partido precisa é de ser alguma coisa, e que essa coisa que escolha ser não mude de quinze em quinze dias.

Desse ponto de vista, entre alguém com vida própria, que pensa por si, com uma carreira profissional notável, que tem inegável dimensão mediática e que, sobretudo, nunca se deixou aprisionar pelos barões e baronetes do partido (veja-se a resposta que deu àqueles que se perfilaram, há poucas semanas, para o lançar à liderança), e alguém que escolhe a Dr.ª Paula Teixeira da Cruz para lhe fazer o programa político, isto é, para lhe definir a sua personalidade política, não tenho quaisquer hesitações.

Sem comentários: