13 outubro 2009

BS

A melhor escola privada em Portugal tem nome de condomínio privado de luxo – Mira Rio. Presumo que os acabamentos de primeira e as vistas privilegiadas do rio (?) ajudem os alunos a aprender melhor.
Ainda nas top 10 + , quase todas têm nomes de rainhas e de santos. Em quinto lugar temos o Colégio Rainha Santa Isabel, certamente beneficiando do duplo estatuto monárquico e eclesiástico.
Já as mais pobres evitam o espalhafato e a vã glória, dando-se por siglas como EB 23 ou Escola BS de Povoação (esta ficou no lugar 471 do ranking). Quando o verdadeiro nome da povoação é melhor, a escola também acompanha. A BS do Estoril é melhor do que a BS do Mogadouro.
Para melhorarmos o ensino público, sugiro que se comece por melhorar o nome das escolas. Graças a Deus, não nos faltam Reis e Santos na nossa história. As siglas demonstram falta de imaginação e são deprimentes. Uma figura de proa sempre inspira os alunos. Vasco da Gama, por exemplo, não tem nehuma escola.
Um marginal que frequentasse um "Liceu Vasco da Gama" bem se poderia sentir motivado a esquecer a pequena criminalidade e aspirar a tornar-se um facínora internacional, ou não?

Sem comentários: