25 setembro 2009

Inimputáveis


A vergonhosa investigação aos casos de cegueira no Hospital Santa Maria em Lisboa é um "case study" notável. Pior que esta só mesmo a investigação que (não) se fez a Camarate!

Ou seja, de acordo com os relatos da imprensa de hoje, as análises foram feitas OITO dias depois (!!) e apenas incidiram sobre 1 dos 6 doentes afectados...Isto é gozar com a opinião pública e com os doentes que cegaram e que, pelo menos, merecem uma explicação razoável. Até porque, pelas palavras do Presidente da Entidade Reguladora da Saúde ontem na televisão, está à vista de todos que aqueles envolvidos no assunto sabem muito bem o que aconteceu...

Enfim, há erros (profissionais e pessoais) que não se podem cometer na vida. E que têm de ser reconhecidos e sancionados de forma célere, para servirem de exemplo e para que não se repitam no futuro. Assim, seria preferível sacrificar as carreiras de quem cometeu este erro catastrófico, dando-lhes a possibilidade de daqui a alguns anos retomarem o sector (algo normal noutros países), do que tapar o sol com a peneira e ficarmos todos inseguros quanto à qualidade de certos serviços médicos em Portugal.

Sem comentários: