24 agosto 2009

princípios económicos

Qual é o fundamento moral dos teus princípios económicos? Os princípios económicos necessitam de um fundamento moral?

Consideras natural aceitar os princípios religiosos dos outros, mesmo que contrários aos teus? Por outro lado, defrontas-te frequentemente com pessoas que têm princípios económicos diferentes dos teus? Porquê? Se os princípios religiosos são o fundamento dos económicos?

Usarias o voto para forçar os outros a praticar a tua religião ou forçar os outros a construírem-te uma igreja? Porque é que consideras que o voto te legitima a forçar os outros a aceitarem os teus princípios económicos e a pagarem as políticas que tu defendes?

Pensas que a riqueza é um roubo? Ou um privilégio? Pensas que a riqueza só pode provir da exploração? Haverá no mundo um montante fixo de recursos para partilharmos? Se sim, de onde proveio e porque é que estamos cada vez mais ricos? ...

Admiras desportistas que auferem vencimentos milionários, mas desdenhas dos executivos que também os têm? Porquê? Tem algum interesse que os accionistas dessas empresas considerem que estão a pagar um vencimento adequado? E se tu não fores um accionista, como é que este assunto te diz respeito?

A pobreza é um indicador absoluto de valor? Acreditas que os pobres têm alguma responsabilidade em melhorarem a sua condição? ...

Todos os pobres têm direito aos recursos dos ricos, independentemente de como uns e outros se tornaram pobres ou rico
s?

Bill Frezza

Sem comentários: