15 julho 2009

On trolling

O Jargon File tem 3 definições de "troll". A segunda parece ser a mais popular nos tempos que correm e coincide com a definição usada pela Wikipédia. Mas originalmente o termo designava uma actividade um pouco mais subtil, que corresponde à primeira definição do Jargon File:

1. v.,n. [From the Usenet group alt.folklore.urban] To utter a posting on Usenet designed to attract predictable responses or flames; or, the post itself. Derives from the phrase “trolling for newbies” which in turn comes from mainstream “trolling”, a style of fishing in which one trails bait through a likely spot hoping for a bite. The well-constructed troll is a post that induces lots of newbies and flamers to make themselves look even more clueless than they already do, while subtly conveying to the more savvy and experienced that it is in fact a deliberate troll. If you don't fall for the joke, you get to be in on it. See also YHBT.


De acordo com este primeiro sentido, o troll é feito por um insider à comunidade e revela inteligência, conhecimento, sentido de humor e ironia. A vítima é um recém chegado que nada sabe sobre os usos e costumes da comunidade em que acabou de entrar e que por isso acaba a ser gozado por quem é mais experiente.

De acordo com o sentido do termo adoptado pela Wikipédia, o troll é frequentemente um recém chegado que não compreende os usos e costumes da comunidade em que entra, insulta toda a gente, viola as regras de etiqueta, não tem sentido de humor, falta-lhe espírito e sentido da ironia, não compreende, nem tem o conhecimento e a inteligência para compreender, a comunidade em que entra. No seu autismo, o troll pode mesmo estar convencido que é mais esperto e mais sofisticado que a comunidade em que acaba de entrar, pelo que tenderá, um tanto pateticamente, a puxar dos galões e a tratar os outros como ignorantes.

Tudo isto para chegar a uma conclusão: nas línguas vivas as palavras podem ter muitos sentidos. Um "troll" pode ser alguém que não sabe fazer "troll".

Sem comentários: