12 junho 2009

CR7


A transferência de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid é extraordinária! São quase 100 milhões de euros que voam directamente para os cofres do Manchester United. Quanto aos salários do jogador, outra fortuna, embora, se os 9 milhões de euros por ano se confirmarem, me pareça pouco comparado, por exemplo, com os 13 milhões que Scolari vai ganhar num clube qualquer de uma ex-República Soviética. Mas o valor global do negócio é tanto mais espantoso se considerarmos que, além de CR7, o Real Madrid acaba também de "fichar" o brasileiro Kaká! Ou seja, Florentino Perez, o presidente do Real Madrid, é uma espécie de Houdini dos dinheiros - quer dizer, do dinheiro dos bancos que lhe vão emprestar essa estrondosa maquia.

No meio de tudo isto, coloca-se a verdadeira questão: será que, desportivamente, Ronaldo faz bem em ir para o Real Madrid? É difícil responder. Por um lado, é inegável que se trata de um profissional de alto calibre. Apesar das suas (discutíveis) estravagâncias, Ronaldo vive para a bola. É um super atleta e percebe-se facilmente do prazer que tem em jogar futebol. Quanto ao Real Madrid, de facto, tem outra dimensão, comparado com o Man Utd. Aliás, a esse respeito, Luís Figo já, por diversos vezes, incitou Ronaldo a mudar-se para lá...e como o Figo tem olho para estas coisas de clubes, a mudança é bem capaz de ser boa.

Mas, por outro lado, há qualquer coisa...que não me agrada neste Cristiano Ronaldo. Sinto que a fama (e o dinheiro) lhe está a subir à cabeça. A história do bonézinho com a rosa de lado foi um sinal. O envolvimento recente com Paris Hilton, sem qualquer recato e mergulhado numa orgia de champagne, é outro (mau) sinal, que certamente seria reprovado pelo nosso expert Luís Figo. Enfim, se estas distracções são apenas o escape do rapaz, então, acho muito bem - como dizia alguém no outro dia, a pior coisa que um homem rico pode fazer é casar-se! Se, pelo contrário, são o reflexo do novo riquismo que marca agora a sua vida, então, a cidade de Madrid é a armadilha perfeita!

Ps: Será que o Raúl lhe vai ceder a camisola número 7?

Sem comentários: