25 março 2009

a queda

O que é uma superpotência? É um Estado com capacidade para exercer influência a nível global e defender os seus interesses e os dos seus aliados. Neste momento, a única superpotência são os EUA.
E de que depende essa capacidade? Fundamentalmente de três factores interligados: do poderio militar, da economia e da cultura (aqui incluindo a ciência). Se qualquer um destes pilares fracassar, os outros caiem de seguida.
Ora, neste momento estamos a assistir em directo à queda vertiginosa dos EUA, deste estatuto único de que ainda desfruta. No plano militar, a América espraiou-se demasiado. No plano económico está a claudicar e no plano cultural também. Estará ainda a tempo de evitar a queda?
A eleição de Obama, o primeiro líder populista de uma superpotência, cria grandes dificuldades. Enfraquece o braço militar e o seu projecto socialista retira força ao crescimento económico. Os EUA, é bom não esquecer, têm crescido 4 a 5% ao ano, mas, se os planos de Obama forem avante, entrarão em linha com os 1 a 2% europeus. Por fim a cultura, os valores individualistas que caracterizam os EUA dificilmente sobreviverão, se Obama implementar a sua agenda.
Ao longo da história da humanidade, muitos impérios têm caído e, portanto, podemos prever as consequências da queda dos EUA. Até surgir uma nova potência dominante, que poderá vir a ser a China, por exemplo, cairemos na barbárie. Pensar o contrário não é ingenuidade, é estupidez.

Sem comentários: