17 março 2009

Adding insult to injury


A propósito da decisão judicial, ontem divulgada por um Juiz do Tribunal Cível de Lisboa, e que deixou os clientes queixosos do BPP sem direito aos 450 milhões de euros concedidos com o aval do Estado, o Jornal de Negócios escreve hoje que "(...) sobra agora a dúvida sobre quem irá pagar os custos judiciais do processo, calculados em dezenas de milhares de euros. A defesa dos clientes diz que não há lugar a qualquer despesa, já que o processo não foi a julgamento".

Em relação à justificação que os clientes deram para não pagar as despesas judiciais, não comento porque não sou especialista no assunto. Contudo, diz-me o bom senso que a imputação de custos judiciais a estes clientes, na sua maioria, vítimas de tácticas comerciais excessivamente agressivas do BPP e de abuso de confiança por parte de alguns dos seus "Private Bankers", é moralmente inaceitável. Por uma simples razão: este é o mesmo sistema que "en su dia" não os protegeu nem salvaguardou os seus direitos.

Entretanto, gostava de perguntar o seguinte: será que alguém da Ordem dos Advogados (OA) já analisou os contratos que o BPP assinava com alguns dos seus clientes? E não seria útil fazê-lo? E o dr. Júdice, antigo bastonário da OA e presidente da Assembleia Geral do BPP, será que ele já os leu?!

Sem comentários: