26 fevereiro 2009

não é nada disto


A análise que tenho vindo a desenvolver já suscitou algum interesse, merecendo uma chamada de atenção do Tiago Moreira Ramalho no blogue Corta Fitas, que agradeço. O tema que mais curiosidade despertou nesta chamada de atenção foi o das elites. De facto, existem muitos jovens adultos que perante o estado actual em que Portugal se encontra, gostariam de poder dar uma contribuição para a melhoria do país, ambicionando ser e comportando-se como verdadeiros homens de elite.
.
A primeira e grande dificuldade que encontram é exactamente a de saberem o que é um homem de elite em Portugal. Alguns identificam a elite com os homens e mulheres que ocupam as posições de poder - os governantes. Outros, olham para a elite como sendo constituida pela chamadas pessoas-bem, que possuem nomes pomposos, e aparecem nas revistas sociais. Outros ainda, finalmente, identificam a elite como a classe dos ricos ou daqueles que triunfaram nos negócios.
.
A realidade é que a elite não é nada disto, e é a ideia de elite genuína à cultura portuguesa que me proponho tratar no próximo post. Se quiser, portanto, saber o que é um homem de elite em Portugal, esteja atento ao meu próximo post.

Sem comentários: