25 fevereiro 2009

Duas culturas, a mesma fé nas palavras?

Barack Obama foi ao Congresso fazer um "discurso de esperança". Não sei até que ponto os americanos acreditam na retórica, mas a ideia geral é mudar a economia através da fé nas palavras. O que é certo é que uma jornalista portuguesa em Washington acreditou no poder das palavras de Obama: Obama devolve esperança que América vai recuperar e “emergir mais forte do que nunca”. Note-se que o objectivo do discurso (mudar as percepções dos agentes económicos através da retórica) é dado como atingido no título da notícia. A mera declaração de intenções é interpretada como prova de que o resultado foi atingido.

Para um caso mais extremo de fé nas palavras, vale a pena ler este texto de Jaime Quesado, Gestor do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. Note-se que a ideia original que o texto pretendia transmitir é "inovação e criatividade geram desenvolvimento". Essa ideia transformou-se noutra bastante mais cómoda: "falar sobre inovação e criatividade é o mesmo que ser criativo e inovador e leva ao desenvolvimento".

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