26 janeiro 2009

palpite


Na informação económica que tenho vindo a divulgar relativamente a Portugal (vg., aqui) e a Espanha (vg., aqui) tenho utilizado como termo de comparação um conjunto de doze países da Europa. O indicador que tenho privilegiado é o PIB per capita (rendimento médio por habitante por ano) porque esse é o indicador que os economistas tomam para medir o nível de desenvolvimento económico ou riqueza de um país.

A questão que agora coloco é a seguinte. Durante o período 1926-74 (*), qual foi o país, entre os doze países da Europa considerados, que mais se desenvolveu economicamente, aquele onde os cidadãos em média mais progrediram ou enriqueceram, aquele que pedalou mais rapidamente?

Procure dar um palpite. (Cuidado com os preconceitos, as ideias feitas e mais tudo aquilo que lhe possam ter metido na cabeça). Os países são: Austria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Reino Unido, Holanda, Portugal e Espanha.
.
Veja a solução aqui.
.
(*) Como imediatamente reconhecerá este período de 48 anos corresponde ao período do Estado Novo em Portugal, definido pelas revoluções de 28 de Maio de 1926 e de 25 de Abril de 1974.

Sem comentários: