24 janeiro 2009

individualismo

Em todo o mundo, em todas as sociedades e a todos os segundos, os seres humanos agem como indivíduos autónomos. Desenvolvendo as suas acções de forma a sobreviveram e a reproduzirem-se o mais possível.
Esta é a lei da vida. A sociedade é um conjunto de indivíduos, não é uma entidade autónoma ou supra-individual. É apenas uma soma.
Na sua luta pela sobrevivência, os seres humanos estão dispostos a tudo. Matarão e esfolarão se for preciso e até ao canibalismo poderão recorrer. A populaça não gosta da verdade e ignora, com grande risco, a natureza humana, mas as elites conhecem a história e as ameaças que pendem sobre nós.
Sempre que possível, os seres humanos tentarão escravizar os seus semelhantes e explorá-los em benefício próprio. Obviamente, a nossa espécie conviveu com a escravatura durante a maior parte da sua história e ainda hoje, nalgumas partes do universo, ela existe.
Sempre que a violência é utilizada par extorquir os frutos do labor individual, estamos perante uma forma de escravatura. As sociedades socialistas, que usam a violência do Estado para sacar os rendimentos individuais, são sociedades esclavagistas.
O liberalismo é o sistema político que garante uma clara igualdade de oportunidades a todos os indivíduos. É o sistema que melhor se enquadra com a natureza humana e é também o mais moral.

Sem comentários: