29 outubro 2008

Papel comercial


O mercado accionista registou ontem uma sessão de ganhos extraordinários, em particular nos EUA. O Dow Jones ganhou 889 pontos, naquela que foi a segunda maior subida de sempre em termos absolutos.

Na base do "rally" esteve a acção da Reserva Federal no mercado da dívida de curto prazo. Esta semana, o FED começou a adquirir papel comercial junto das empresas, financeiras e não financeiras, do sector privado. O resultado desta medida está a ser extraordinário. Só ontem foram vendidos 232 mil milhões de dólares de papel comercial - o maior volume dos últimos cinco anos. E, no segmento do papel comercial com maturidade superior a 80 dias, o FED foi o maior comprador: absorveu 90% das emissões, como poderá ver aqui .

Enquanto esta eficácia se mantiver, é provável que os mercados de acções se aguentem. Contudo, a questão filosófica associada ao tema é avaliar se o banco central deve ser, ou não, credor do sector privado. Eu acho que não. Mas isso é outra conversa e neste momento ninguém quer pensar no assunto. Por agora, vale tudo!

Sem comentários: