27 outubro 2008

Mercado da dívida


A Reserva Federal iniciou hoje o seu programa de compra de papel comercial, instrumento de financiamente de curto prazo que as empresas norte-americanas utilizam em alternativa aos empréstimos bancários.

Assim, a taxa de juro, em média, exigida às 30 maiores empresas norte-americanas na emissão e venda de papel comercial a 30 dias está agora em 2,88%. Representa um prémio de risco de 138 pontos base face à taxa de juro directora que está em 1,50%. Trata-se de uma melhoria evidente neste segmento do mercado obrigaccionista, dado que, após a falência da Lehman Brothers a taxa de juro associada ao papel comercial chegou a estar a 4,28%.

Contudo, as medidas poderão não ser suficientes para travar a contracção a que assiste na emissão de papel comercial. Pela sexta semana consecutiva, as emissões baixaram novamente. Assim, o papel comercial existente no mercado de dívida representa agora um valor de 1,45 triliões de dólares - cerca de 35% abaixo do nível máximo de 2,22 triliões registado em Agosto de 2007.

Entretanto, as taxas interbancárias apresentam padrões divergentes, como poderá ver aqui. Por um lado, a Euribor e a Libor a 6 meses baixaram outra vez. Por outro, a Hibor subiu para o valor mais alto desde Setembro.

Sem comentários: