18 outubro 2008

em lugar de lerem Hayek


Os portugueses que queiram dar uma contribuição ao seu país para resolver a grave crise económica e social que se avizinha, em lugar de lerem Hayek deveriam ler Salazar.

Não é difícil. Salazar escreveu pouco. O essencial do seu pensamento está contido nos seus discursos políticos e nas entrevistas que concedeu. Ele exprimia-se de uma forma clara, em português escorreito e simples, que todos entendiam. Muito do seu pensamento económico é válido ainda hoje.

No meio de uma crise muito semelhante àquela que agora vamos viver, ele pegou num país em ruínas e deixou-o como o 24º país mais desenvolvido do mundo, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. Actualmente, Portugal é 29º.
.
Eu sei que os portugueses não são muito dados a estudar e que normalmente formam a sua opinião com base naquilo que os outros dizem - uma característica muito católica. Os protestantes formam a sua opinião estudando as escrituras, os católicos com base naquilo que o padre lhes diz. Eu acho que valia a pena um pequeno esforço e ler Salazar. Mas, quase de certeza, estou a pregar aos peixes.

Sem comentários: