08 outubro 2008

Calma...É preciso é calma...


Original publicado às 12:05: Houve pânico na Ásia esta noite. Os Europeus foram agora almoçar. Os americanos, que comandam isto tudo, entram em acção às 2:30. O dia pode ser trágico, mesmo se o Fed acaba de anunciar (sete da manhã em Nova Iorque) uma redução de emergência nas taxas de juro em meio ponto percentual em coordenação com o Banco Central Europeu, o Banco de Inglaterra e outros bancos centrais. Porém, já nenhuma medida parece resultar.
.
Actualizações:

14:15: Futuros americanos depois de recuperarem 5% com o anúncio da baixa das taxas, voltam aos mínimos da manhã. Indicam que Wall Street vai abrir a caír cerca de 4%. Europa reaproxima os níveis mínimos da manhã. Para já, o efeito da baixa das taxas de juro é nulo nos mercados accionistas.
.
15:50: Depois de uma possível intervenção do Plunge Protection Team (PPT, veja caixa de comentários) para segurar o mercado na abertura, o mercado aponta de novo em direcção aos mínimos. O fecho da Europa às 16:30 pode dar indicação de como será o fecho hoje em Wall Street às 21:00 (hora de Lisboa).
.
16:40: Mercados europeus fecham com quedas entre 5% e 9%. PSI-20 é a excepção, perdendo apenas 3.6% (em parte porque ontem tinha caido, quando os outros subiram). Já perdeu 50% desde o início do ano. Se Wall Street cair significativamente a partir destes níveis e até ao fecho (21:00) amanhã a Ásia e a Europa voltam a cair, pelo menos na abertura.
.
21:00: Sell-off na última meia-hora deixa o Dow aos mínimos da sessão. Desde o seu máximo (14 198) registado faz amanhã um ano, o Dow já caiu 35%.

Sem comentários: