27 agosto 2008

Adão e Eva

Em que ponto do nosso desenvolvimento é que nos tornamos humanos? Quando provamos os frutos da árvore do conhecimento do bem e do mal. Tornamo-nos humanos quando ascendemos ao conhecimento do mundo que nos rodeia e a razão nos permitiu distinguir o bem do mal.
Nesse momento, descrito na Bíblia *, tornamo-nos mais semelhantes a Deus, enquanto seres existentes, com pleno livre-arbítrio para nos definirmos, mas sem a integração total na natureza de que desfrutam todos os outros seres vivos. Mitologicamente, essa perda é representada pela expulsão do Éden.
Sem a noção do bem e do mal, devemos ser muito claros, regressaríamos à bestialidade. Seriamos inimputáveis pelas nossas acções e nada nos distinguiria da restante fauna.
O primeiro acto consciente de Adão e Eva foi de pudor, taparam os genitais. Como poderemos interpretar esse comportamento? Na minha leitura, esse acto representa a necessidade de controlarmos os instintos animais que transportamos e que, em bruto, degradam a natureza humana.

* Génesis: 2, 16
“Podes comer os frutos de qualquer árvore do jardim; 17 mas não podes tocar na árvore do conhecimento do bem e do mal, porque se comeres os seus frutos morrerás.”

Sem comentários: