19 julho 2008

os factos estão obsoletos

Os factos estarão obsoletos? Pelo menos nos EUA parece que sim, segundo a opinião de Thomas Sowell. Num artigo muito interessante com o título “Are Facts Obsolete?” Sowell contrapõe a realidade dos factos às propostas do Senador Obama, concluindo que, se os factos tivessem qualquer importância, a retórica deste candidato presidencial não teria eco.
Obama fala de mudança mas o discurso taxista, Estatista e centralista não é novo. Já vem do New Deal dos anos 30. Ora Sowell chama a atenção para que existe um consenso sobre o facto destas medidas serem contraproducentes, isso tem qualquer relevância? Of course not!
Sowell dá muitos outros exemplos. Talvez o mais factual de todos seja a relação directa entre o salário mínimo (que Obama propõe) e o desemprego. Em todos os países que adoptaram esta política o desemprego aumentou. Este facto tem qualquer relevância? Of course not!
Em Portugal passa-se exactamente o mesmo fenómeno. O discurso político não encaixa com a realidade. Este facto tem qualquer relevância? Of course yes! Os norte-americanos podem ter os devaneios que quiserem porque são ricos, nós não. Nós temos que ser realistas!

Sem comentários: