13 julho 2008

irracionalismo

O irracionalismo é um desejo de morte. O irracionalismo é um desejo que vem do “lado escuro” da mente humana. É uma vontade de nos apagarmos e de desaparecermos no meio da manada. Representa a vitória de Dionísio sobre Apolo. O irracionalismo é Tanatos.
Pelo contrario o racionalismo é um desejo de vida. É um desejo que vem directamente de Deus e que está ao serviço da verdade e da eternidade. Através da razão a espécie humana tem a possibilidade de crescer e de se multiplicar, cumprindo assim o seu maior desígnio (Génesis). O racionalismo é Eros no seu esplendor.
O irracionalismo é também um infantilismo, um comportamento que só é possível quando se tem um adulto ao lado, a tomar conta de nós, pois de outro modo não seria possível sobreviver por muito tempo. O irracionalismo é uma vontade de regressar ao útero, ao tempo antes do tempo. Nesse sentido é também um desejo incestuoso, de possuir a mãe (terra) e de afastar o pai (razão).
O irracionalismo é ainda uma via mística, perversa e errada de procurar Deus, eliminando a cultura e o conhecimento. Deus, contudo, só está ao alcance da inteligência e da razão.

Sem comentários: